Segundo notícia avançada hoje pelo Correio da Manhã (CM), a ambulância de emergência do INEM estacionada em Alcantarilha, no concelho de Silves, esteve esta segunda-feira parada, entre as 8h00 e as 16h00, por falta de pessoal, cujo problema já afetou outras viaturas de socorro, durante o mês de dezembro, que têm base na região algarvia.
Refere a mesma noticia e segundo o CM conseguiu apurar, nas últimas semanas estiveram inoperacionais, durante vários turnos, as ambulâncias de Alcantarilha, Quarteira, Olhão e Faro.
Ontem, primeiro dia de janeiro, a viatura de emergência estacionada em Alcantarilha foi uma das afetadas com a falta de profissionais do INEM, tendo também as ambulâncias de Olhão e Faro ficado paradas em vários turnos na primeira quinzena de dezembro.
Em resposta ao Correio da Manhã, a direção do INEM assumiu que "se têm verificado períodos pontuais de inoperacionalidade nas ambulâncias de emergência médica próprias do INEM", apontando como motivo "a carência de profissionais da categoria de técnico de emergência pré-hospitalar", cujo concurso para contratação de mais elementos se encontra "a decorrer mas que só previsivelmente no início de 2018 estará concluído".
Segundo garante o INEM, a inoperacionalidade pontual de algumas ambulâncias "não compromete a prestação de cuidados de emergência médica pré-hospitalar porquanto o sistema integrado de emergência médica funciona em rede de complementaridade e numa lógica de redundância com os meios dos parceiros do INEM".