João Vasconcelos quer explicações sobre alegado caos nas Urgências de Faro

O deputado João Vasconcelos (BE), eleito pelo Algarve, questionou o Ministério da Saúde sobre o funcionamento das Urgências no Hospital de Faro, depois de terem sido divulgadas, no passado fim de semana, imagens que demonstravam o alegado caos no serviço.

O parlamentar quer saber se o governo liderado por António Costa considera “agir com urgência para resolver a situação caótica” vivida nas Urgências do Hospital de Faro, a qual terá sido denunciada por um grupo de enfermeiros do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).

Pub

Na denúncia, enviada à comunicação social e partilhada de forma viral nas redes sociais, foram mostradas fotos em que se veem salas cheias de macas e doentes em situações indignas.

Tal situação será devida à falta de profissionais, em particular de enfermeiros, provocando uma “crescente degradação das condições assistenciais aos seus utilizadores”.

Para João Vasconcelos, “a ser verdade a denúncia”, a situação é “gravíssima”, devendo o governo tomar “medidas urgentes para repor o normal funcionamento nas urgências do Hospital de Faro”.

“Não basta que o CHA mude apenas de nome para CHUA, o que importa verdadeiramente é a normal prestação de serviços de saúde, com toda a dignidade, no Centro Hospitalar Universitário do Algarve, com o recurso aos profissionais necessários – enfermeiros, médicos, técnicos de saúde e assistentes operacionais”, conclui o parlamentar bloquista, no requerimento enviado ao governo.

Pub

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve respondeu, entretanto, em comunicado, considerando que os factos descritos na denúncia foram “ilustrados com fotografias claramente de outra altura do ano, [que] em nada se coadunam com a situação vivenciada nestes últimos meses, sendo por isso falsos no que respeita à falta de material, à alimentação dos utentes ou ainda que respeita à organização do próprio serviço”.

“Apesar das dificuldades provocadas pelos picos de afluência às urgências, [o serviço de Urgências] consegue dar respostas de qualidade às situações clínicas dos nossos utentes, graças ao empenho de todos os seus profissionais”, refere o conselho de administração.

Pub
Mais em Saúde
No final de junho vamos ter novidades sobre a imunidade contra a covid-19 – CNN

Trinta e seis hospitais públicos e 16 laboratórios privados participam na quarta fase do inquérito serológico nacional, que vai permitir

Covid-19: Governo prolonga situação de alerta até 30 de junho mas regras mantêm-se

Em reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira, o Governo decidiu prolongar a situação de alerta inerente à Covid-19 até ao final do

Varíola dos macacos alastra pelo mundo (vídeo)

A varíola dos macacos espalha-se pelo mundo. Há já mais de 230 casos confirmados em 19 países,…

CHUA promove Jornadas de Medicina Física e de Reabilitação

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) organiza no próximo dia 7 de junho as…