Sistema eCall é obrigatório a partir de 31 de março em todos os veículos ligeiros novos

A partir do próximo dia 31 de março de 2018, todos os novos veículos automóveis ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros que forem vendidos, têm de vir equipados com um sistema capaz de realizar chamadas de emergência "112" em caso de acidente, sistema eCall, cuja decisão, recorde-se, foi aprovada em 2013 pela União Europeia.

António Tajani - Comissário Europeu em 2013

"Um sistema eCall operativo em todo o território da União Europeia representa uma grande evolução ao nível da segurança rodoviária. Os cidadãos europeus podem ter a certeza de que este sistema vai contribuir para reduzir o número de mortos e feridos nas nossas estradas", afirmou naquela época António Tajani, um dos comissários europeus.

Pub

Apesar de aprovada em 2013 pela União Europeia, o Parlamento Europeu só aprovou esta medida em 2015, pelo que só agora, é que a obrigatoriedade dos veículos automóveis ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros, passa a vigorar, o que significa dizer que o sistema terá que fazer parte do equipamento de série.

Entretanto, os deputados do Parlamento Europeu nomearam um comissão para avaliar, nos próximos três anos, a possibilidade do sistema eCall poder ser associado a outro tipo de veículos, como autocarros e veículos pesados de transporte.

Diga-se em abono da verdade que o sistema está longe de ser uma novidade, tanto mais que muitas marcas já o propõem como equipamento de série ou opcional, caso da Citroën, Ford, BMW, Mercedes, Opel, entre outras, sendo possível fazer um chamada de emergência para o 112 em caso de acidentes graves. Com efeito é de realçar que este processo tem demorado a chegar ao ideal, em virtude das negociações com as operadoras de telemóveis, sendo certo que as informações fornecidas podem determinar o tipo de operação de salvamento que deve ser mobilizado.

Saliente-se que o sistema está montado, mas é necessário contar com a capacidade de resposta dos serviços de emergência nacionais, que no caso de Portugal, passa pelo INEM, sendo necessário ultrapassar algumas burocracias das operadoras de comunicações e serviços de emergência.

Pub

Pub
Mais em Economia
Passagem dos ‘120 Anos de Triumph’ no Mar Shopping Algarve

A Triumph Portugal assinala a passagem do 120º aniversário da marca com uma exposição no Mar Shopping Algarve alusiva ao tema

Esperio: O banho de sangue de Wall Street pode abrir caminho para a Europa

A ameaça de um declínio perceptível nos lucros corporativos devido à escassez de dinheiro livre induzida pela inflação para os consumidores

Inflação atinge recorde de 8,1% na UE

Taxa de inflação homóloga da zona euro manteve-se estável nos 7,4% em abril, face a março, segundo informa o Eurostat.

Lagos recebeu empresários brasileiros com vista a futuras parcerias

A cidade de Lagos foi um dos pontos de passagem da delegação da missão ACIB…