Abalo sísmico de 4.9 na Escala de Richter próximo de Arraiolos

De acordo com informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) pelas 11:51 (hora local) de hoje, 15 de janeiro, foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 4.9 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 6 km a Norte-Nordeste de Arraiolos.

De acordo com a informação disponível até ao momento e avançada pelo IPMA, este sismo não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na região de Elvas.
Segundo o IPMA, se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

Pub

O IPMA esclarece também, a propósito deste fenómeno, que a localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes. Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação. Em todos os casos acompanhe sempre as indicações dos serviços de proteção civil. Toda e qualquer utilização do conteúdo deste comunicado deverá sempre fazer referência à fonte.

Relatos do tremor de terra sentido no Barreiro, Azeitão, Montemo-o-Novo...

De acordo com um dos leitores do diariOnline (Mário Baltazar) a sua mensagem é de que sentiu o tremor de terra: "o sofá abalou" - comentou a notícia na página deste jornal no Facebook.

Um outro leitor, que se expressou via e-mail mas que desejou manter o anonimato, salientou ter sentido o "abalo sísmico com bastante intensidade" próximo de Azeitão.

De acordo com uma notícia do Diário de Notícias (DN), Daniel Simões, adjunto do comando dos Bombeiros de Montemor-o-Novo, disse que nunca sentira nada assim. "Sentimos o chão todo a tremer e um barulho surdo", descreve Daniel Simões. "Assustador é", admite.

Pub

Aos bombeiros de Montemor-o-Novo chegaram cerca de 70 ou 80 chamadas, a maioria de pessoas a fazer perguntas às quais é impossível responder. "Queriam saber se ia haver réplicas", declarou o adjunto do comando daquela corporação de bombeiros ao DN.

De salientar que embora de intensidade muito fraca, o tremor de terra também foi sentido por algumas pessoas no Sotavento algarvio, designadamente em Vila Real de Santo António.

 

Pub
Mais em Ambiente
Portimão
Declaração de compromisso sobre alterações climáticas vai ser assinada em Portimão

A Águas do Algarve vai assinar em Portimão, na próxima semana, em conjunto com outros municípios e entidades gestoras do setor, a

Infraquinta implementa e certifica Sistema de Gestão de Energia

Durante a manhã de hoje, dia 25 de maio de 2022, e no âmbito do…

Sistema de recolha de biorresíduos no concelho de Lagos

A Câmara Municipal de Lagos aprovou, na sua última reunião, o Estudo para o Desenvolvimento…

Escola Padre Cabanita instala sistema de tratamento de águas para rega

No âmbito de uma candidatura à primeira edição do concurso “Eficiência Hídrica na Escola”, foi…