José Manuel de Sousa - 'Madeira'

Os Sabores da Madeira esperam por si na Casa da Vila em Quarteira

Conhecido entre os amigos e não só por 'Madeira', José Manuel Sousa, natural da Freguesia Santo António, na Ilha da Madeira, optou por há três décadas deixar a sua terra natal e vir para o Continente em busca de novos desafios, ingressando na indústria hoteleira, primeiro como funcionário e depois como empresário, o que acontece pela segunda vez há cerca de oito anos a esta parte, sendo proprietário da Casa da Vila / Madeira, um snack-bar sito na zona nascente do Calçadão de Quarteira.

Espetada Madeirense

Fazendo jus às suas raízes, na Casa da Vila o "Madeira" apresenta pratos típicos da sua bela Pérola do Atlântico, como por exemplo a Espetada Madeirense, o Peixe Espada Preto com Banana, o Bolo do Caco, as Lapas, o Bife de Atum de Cebolada e naturalmente a Poncha.

Pub

"Esta foi uma ideia que surgiu pelo facto de muitos dos meus amigos e conhecidos, sabendo que eu sou da Madeira, me incentivaram a confeccionar pratos típicos da minha terra, o que para mim, como é óbvio é um orgulho muito grande", começou por dizer José Manuel de Sousa  ao Jornal diáriOnline Região Sul.

O segredo é a alma do negócio, no entanto o 'Madeira' falou um pouco mais sobre as iguarias madeirenses, preferidas por muitas pessoas que se deslocam de propósito a Quarteira, apesar de percorrerem algumas dezenas de quilómetros.

As deliciosas Lapas

"De facto, o segredo é a alma do negócio, mas no caso dos pratos típicos da Madeira, o segredo passa pela escolha da carne e do peixe e também dos temperos. Alguns ingredientes estão bem visíveis, como por exemplo o Louro na Espetada, mas é a preparação e a confecção que faz toda a diferença. É pena que a Espetada não possa ser servida no Pau de Louro como há uns anos a esta parte, mas a lei proibiu, no entanto, tenho de dizer que a Espetada mantém os seus atributos", acrescentou o ´Madeira'.

A Casa da Vila / Madeira dispõe de mais ou menos 60 lugares sentados, cujo espaço incluí uma esplanada coberta que também abre nos dias mais quentes, ideal para grupos, os quais dispõem de preços especiais. Mas a capacidade de lugares sentados duplica, na época alta, graças a uma esplanada totalmente aberta.

Peixe Espada Preto com Banana

Saliente-se que a Casa da Vila / Madeira também aposta, todos os dias, nas refeições intituladas de 'Prato do Dia', com uma excelente relação quantidade/qualidade/preço, podendo neste caso encontrar-se muitos pratos típicos, de panela, oriundos das mais variadas regiões do país.

Sempre atencioso, humilde e amável, muito preocupado em prestar o melhor serviço possível, equivalente à qualidade dos pratos que serve na Casa da Vila / Madeira, José Manuel de Sousa desabafou em relação à escassez de pessoal para trabalhar.

Pub

"Não consegui perceber o que se passou no ano passado, mesmo pagando ordenado acima da média, com todas as regalias e mais algumas a que um funcionário tem direito, não consegui arranjar pessoal à altura para trabalhar e houve dias, em especial no verão, em que as coisas não correram bem. Aproveito para pedir desculpa aos clientes a quem o serviço não foi como devia, bem como aos que tiveram que ir embora sem ser servidos. Neste momento já estou a fazer tudo para este ano seja melhor e não aconteçam situações menos agradáveis", finalizou o 'Madeira'.

Aos leitores do jornal diáriOnline Região Sul, interessados em se deliciarem com os sabores típicos da Ilha da Madeira, fica a sugestão para uma visita à Casa da Vila / Madeira, na zona nascente do Calçadão de Quarteira, em confluência com a Rua da Praia, onde a refeição pode terminar com uma Poncha.

 

Pub
Mais em Economia
Silves aprovou candidaturas PAHAB e PARJPI

A Câmara Municipal de Silves aprovou, nas reuniões do executivo, as candidaturas para atribuição de apoio financeiro à reabilitação urbana.

Porto de Sines esteve na Assembleia do Projeto PLANET

A Comunidade Portuária e Logística de Sines participou na primeira Assembleia presencial do #PLANETproject. A reunião teve lugar em Valência.

JYSK renova a sua loja em Albufeira

Esta reabertura da JSYK, a gigante dinamarquesa, faz parte do objetivo de renovação das suas lojas com o novo conceito 3.0, que será

Procura por veículos elétricos continua a crescer face ao ano passado

Com uma dinâmica de mercado de 3% em abril, verifica-se uma diminuição geral de -20% da procura e de -24% na oferta de veículos usados, face