Quadrante integra consórcio de eletrificação da Linha do Algarve

O Grupo Quadrante integra o consórcio responsável pelo desenvolvimento dos projetos de eletrificação da Linha do Algarve no troço Tunes-Lagos, integrado no plano de investimentos Ferrovia 2020, no âmbito do Plano Estratégico PETI 3+.

A eletrificação dos troços Tunes – Lagos permitirá a exploração comercial exclusivamente com material elétrico e outras melhorias que contribuirão para a eficiência do sistema, nomeadamente, a redução no tempo de percurso e da necessidade de custos de aluguer de material à empresa ferroviária espanhola RENFE.

Pub

Dos projetos que estão a cargo da Quadrante destacam-se o estudo geológico e geotécnico, os projetos de supressão de passagens de nível, e de obras de arte, como pontes e viadutos, e todos os estudos ambientais.

Tiago Costa, administrador e responsável pela área de Transportes do Grupo Quadrante sublinhou que, “para o grupo é muito importante integrar um projeto desta importância e contribuir de forma direta para a modernização da rede ferroviária nacional, importante do ponto de vista ambiental e económico. Para responder de forma eficaz ao fluxo e às necessidades de mobilidade, que esta região tem vindo a registar, tanto no âmbito turístico como empresarial, é crucial proceder-se à melhoraria das condições de exploração ferroviária e à redução da sinistralidade nos atravessamentos rodoviários, através de desnivelamentos.”

O projeto de “Eletrificação da Linha do Algarve, troço Tunes-Lagos”, é parte integrante do Corredor do Algarve, um dos seis eixos de desenvolvimento prioritário, nos quais se integram os projetos de investimento a concretizar para o horizonte 2014-2020. Será uma intervenção ao longo de 40 quilómetros deste eixo estruturante para a mobilidade da principal região turística de Portugal e desta com o restante território nacional e europeu, pelo que a sua modernização irá dinamizar a economia regional e nacional.

Sobre a Quadrante

Fundada em 1998, pelos Engenheiros João Silveira Costa, Nuno País Costa, Nuno Batista Martins e Tiago Miguel Paiva Pais Costa a Quadrante Engenharia e Consultoria, SA, tem ao dispor dos seus clientes um amplo leque de serviços de Projeto e Consultoria incluindo Project Management, Arquitetura, Estruturas, Estruturas Especiais, AVAC e Sustentabilidade, Hidráulica, Vias e Estradas, Ambiente e IMS – Infrastructure Management System. Para além de possuir uma posição destacada e de elevada importância no mercado nacional, é vista como uma referência no setor onde atua e tem crescido de forma constante e sustentada. Atualmente, desenvolve atividade mundialmente, nomeadamente em Portugal, Roménia, Argélia, Gana, Angola, Moçambique, Tanzânia, África do Sul, Cabo Verde, Brasil, Chile, Peru e Colômbia.

 

Pub
Mais em Economia
Esperio: O banho de sangue de Wall Street pode abrir caminho para a Europa

A ameaça de um declínio perceptível nos lucros corporativos devido à escassez de dinheiro livre induzida pela inflação para os consumidores

Inflação atinge recorde de 8,1% na UE

Taxa de inflação homóloga da zona euro manteve-se estável nos 7,4% em abril, face a março, segundo informa o Eurostat.

Lagos recebeu empresários brasileiros com vista a futuras parcerias

A cidade de Lagos foi um dos pontos de passagem da delegação da missão ACIB…

Associação Empresarial de Sines e Porto de Luanda assinam protocolo

A Associação Empresarial de Sines (AES) e o Porto de Luanda assinaram um Protocolo de…