Aníbal Alcino oferece Quadro ao Município de Viana do Alentejo

No dia 13 de janeiro, data em que se celebrou as Comemorações do 120.º Aniversário da Restauração do Concelho de Viana do Alentejo, no Cineteatro Vianense, durante a tarde, foi apresentado o documentário “Viana do Alentejo: Terra de Barro” do realizador António Menêzes, que retrata a produção oleira vianense até aos nossos dias, recordando os métodos de produção tradicionais e os tempos áureos da olaria de Viana.

A ação contou ainda com a participação de personalidades ligadas à olaria e à cerâmica, como Alcino Mesquita, filho do Mestre Aníbal Alcino, antigo professor da Escola de Olaria e Cerâmica Médico de Sousa, e os antigos alunos Francisco e Josefa Lagarto, filhos do Mestre Francisco Lagarto e João Pacheco, filho do oleiro Manuel António Pacheco.

Pub

Na impossibilidade de marcar presença o Mestre Aníbal Alcino, de 91 anos, enviou pelo seu filho um quadro a óleo, como oferta à Câmara Municipal.

Esta “composição pictórica”, pintada à mão apresenta um tema característico do Alentejo, representando um grupo de alentejanos de capota a prepararem-se para cantar, no interior abobadado de uma adega onde se guardam os vinhos mais famosos de todo o país.

A tela está exposta no espaço do Balcão Municipal dos Paços do Município.

Pub
Mais em Nacional
Reforço de meios de combate a incêndios no terreno até dia 31

O dispositivo especial de combate a incêndios rurais (DECIR) para este ano, conforme definido pela…

Língua Portuguesa é a quarta mais falada no mundo

Idioma é usado por 260 milhões de pessoas O Instituto Camões informou hoje, 5 de…

CNN: Marcelo pediu mais meios para as forças armadas e “consenso nacional” (c/vídeo)

Presidente da República centrou nas forças armadas a sua intervenção na sessão solene que assinalou…

DGRM efetua venda antecipada de Alabote congelado apreendido

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos vai promover uma venda antecipada de 743 kg de Alabote apreendido.