A Câmara Municipal de Tavira e o Centro Ciência Viva de Tavira vão promover, entre 30 de janeiro e 2 de fevereiro, um programa de atividades na natureza destinado aos alunos do concelho, no âmbito do Dia Mundial das Zonas Húmidas (2 de fevereiro).
A iniciativa prevê observação de aves e da biodiversidade existente nas zonas entre marés, assim como a interpretação de percursos nas zonas húmidas.
As atividades destinam-se à comunidade escolar, desde o pré-escolar até ao ensino secundário, de acordo com a autarquia tavirense.
A primeira visita decorre no dia 30 de janeiro, às zonas de Pedras d’El Rei e praia do Barril, enquanto nos dias 31 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro, os alunos ficam a conhecer a avifauna da Ria Formosa e as marés na praia junto ao pontão do Forte do Rato.
“As zonas húmidas desempenham um papel regular fundamental em termos dos ciclos hidrológicos e geoquímicos, constituem regiões de elevada produtividade e são de importância crucial para a desova. A par disso, assumem uma função primordial no controlo de cheias e inundações e na estabilização da linha costeira”, refere a autarquia de Tavira.
Com estas ações, pretende-se dar a conhecer estes ecossistemas e os seres vivos que neles habitam, sensibilizando os participantes para a sua preservação.