Jornal diariOnline Região Sul

Loulé com programa contra incêndios florestais

O Município de Loulé, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, vai dar início à campanha sobre a problemática  dos Incêndios florestais, no âmbito da Estratégia Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Trata-se de uma ação de proximidade junto das comunidades rurais, que visa a proteção e sensibilização das populações do interior do Concelho para a defesa da floresta contra incêndios, permitindo ainda verificar as condições de proteção das habitações; medidas de autoproteção e a mobilidade da população em caso de evacuação.

A presente iniciativa será dinamizada conjuntamente com Juntas de Freguesia, Bombeiros Municipais, Guarda Nacional Republicana e Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, num esforço coletivo, dando, assim, continuidade ao trabalho tem sido desenvolvido ao longo dos anos pelo Município de Loulé no que concerne a esta temática que merece, cada vez mais, um enfoque de vital importância.

A prevenção deve ser uma atitude de todos os cidadãos perante a ameaça dos incêndios florestais e para salvaguardar o património florestal. O Município de Loulé tem uma área de 763,67 km², em que 40% do total da sua área é ocupada pelas classes de perigo de incêndio florestal muito elevada, e cerca de 51,3% da sua superfície está classificada como área protegida, englobando uma grande diversidade de habitats.

Os proprietários têm até 15 de março para limpar os seus terrenos, de forma a criar faixas de gestão de combustível.



Comentários

comentários