Município de Faro adota medidas de contingência contra vaga de frio

A Câmara Municipal de Faro anunciou a adoção de medidas de contingência e recomendações para proteção das comunidades, face à vaga de frio prevista para os três próximos dias em todo o país.

“A partir de hoje, teremos equipas do corpo de Bombeiros Sapadores de Faro na rua, em colaboração com os serviços de Ação Social da câmara e da Delegação da Cruz Vermelha de Faro, em ação de vigilância e auxílio a quem mais necessite”, revelou a autarquia, em comunicado.

Pub

Segundo a Câmara de Faro, com o objetivo prioritário de “acudir a cidadãos sem-abrigo ou com necessidades especiais”, as equipas percorrerão vários pontos do concelho distribuindo agasalhos.

Recorde-se, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para a previsível diminuição da temperatura mínima, que poderá atingir números negativos em várias partes do país nos próximos três dias.

De acordo com o alerta lançado pela ANPC, depois do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se a diminuição da temperatura mínima, com valores situar-se entre -4º e 2º nas regiões do interior norte e centro e entre 0º e 4º C nas regiões do sul e do litoral norte e centro.

O vento a soprar forte do quadrante norte, no litoral e nas terras altas, com rajadas até 70 km/h, e a formação de gelo ou geada nas regiões do norte e do centro são outras das previsões meteorológicas.

Pub

A autarquia farense agradece a colaboração da população na identificação de eventuais situações que se enquadrem neste tipo de apoio disponibilizado.

Para encaminhamento de situações identificadas, solicita-se o contacto com a central de comunicações do Serviço de Proteção Civil e Bombeiros de Faro através do número 289888000.

A Proteção Civil Municipal alerta ainda para os cuidados a ter, neste quadro climatérico marcado por temperaturas muito baixas – em particular com as crianças e com os idosos. “Desta forma, esteja atento, proteja-se, proteja os seus filhos e ajude as pessoas que estão sós e que, em muitas situações não têm apoio familiar, em particular os mais idosos no domicílio”, pede a câmara.




Pub
Mais em Sociedade
Helena Carreiras
Ministra da Defesa preside à cerimónia militar do Dia da Marinha em Faro no domingo

As celebrações do Dia da Marinha em Faro encerram amanhã, domingo, 22, com especial destaque para a cerimónia militar no jardim Manuel Bivar

Portimão
Semana Intercultural junta comunidades de migrantes de Portimão

A Semana Intercultural de Portimão vai decorrer entre 23 e 29 de maio, sob o mote da diversidade cultural, visando “promover a vivência das

Vila do Bispo
Proteção Civil de Vila do Bispo “ganha” tenda insuflável e gerador trifásico

O município de Vila do Bispo adquiriu uma tenda insuflável de 42 metros quadrados, um gerador trifásico e outros equipamentos essenciais para

GNR
GNR deteve 239 pessoas por condução sob efeito de álcool na última semana

A GNR deteve 239 pessoas por condução sob efeito de álcool na última semana em todo o país, num total de 517 detidos em flagrante delito,