Jornal diariOnline Região Sul

Carnaval de Moncarapacho espera atrair cerca de 30 mil visitantes

O Carnaval de Moncarapacho, que se afirma como “o mais antigo e genuíno do Algarve”, promete trazer cerca de 30 mil visitantes à vila do concelho de Olhão, com desfiles marcados para dias 11 e 13 de fevereiro.

“Este ano comemoram-se 119 anos de uma história que começou em 1899 e que de forma distinta tem-se consolidado no cartaz turístico do sotavento algarvio”, refere a organização, a cargo da União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta, com o apoio da Fesnima/Município de Olhão e a colaboração da população local.

Os investimentos efetuados no ano passado, na melhoria do som ao longo do percurso e com a introdução de animação externa, vão ter continuidade este ano, devido ao “visível retorno de afluência ao evento e às melhores condições do recinto, mais adequadas para quem desfila e assiste”, promete a união de freguesias.

Esse aumento de visitantes no ano passado “criou um ambiente ímpar e também contribuiu para que muitas pessoas tivessem considerado ter assistido ao melhor Carnaval de Moncarapacho de sempre”.

Este ano e com a fasquia elevada, os 15 carros alegóricos e os cerca de 500 foliões prometem construir, nos dois dias de desfile, “um espetáculo único, em que a magia das antigas civilizações e a loucura da vida das grandes cidades e países levarão os visitantes a efetuarem uma viagem alucinante e divertida ao longo dos séculos”.

O corso recordará “estórias” que marcaram a história mundial, “sem se perder a genuinidade do Carnaval de Moncarapacho”, visível na decoração dos carros, forrados com pequenas flores de papel que conferem ao evento o cognome de «Batalha das Flores».

Por outro lado, no dia 9 de fevereiro, às 10:30 horas, realiza-se em Moncarapacho (praça da República) e na Fuseta (polidesportivo), o desfile de Carnaval infantil, com cerca de 500 crianças do ensino básico das escolas da freguesia, organizado pelo Agrupamento de Escolas Francisco Fernandes Lopes, com o apoio da União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta.

A Casa do Povo de Moncarapacho organiza os tradicionais bailes de carnaval. Sempre com início às 21:30, Cristiano Martins abre e encerra os festejos, animando os bailes dos dias 9 e 13 de fevereiro. Neste dia realiza-se o tradicional enterro do entrudo. No dia 10, atua o Duo Reflexo, seguindo-se o Duo Improviso (dia 11) e Sandrine, no dia 12.




Comentários

comentários