Jornal diariOnline Região Sul

Limpeza de terrenos rurais confinantes a edifícios é obrigatória até 15 de março

A limpeza dos terrenos confinantes a edifícios inseridos em espaços rurais é obrigatória e deverá ser feita até 15 de março, alertou a Câmara Municipal de Olhão em comunicado.

De acordo com as informações da Proteção Civil, “é indispensável definir uma taxa de gestão de combustível de 50 metros ao redor da casa, bem como manter o acesso à casa desobstruído numa faixa de 10 metros para cada um dos lados da mesma e uma zona que permita a inversão de marcha de veículos de maiores dimensões”.

Devem proceder a esta limpeza os proprietários, arrendatários, usufrutuários, ou entidades que detenham os terrenos. O incumprimento é punível com coimas.

São ainda recomendadas medidas que minimizem os efeitos e os prejuízos materiais e humanos que decorrem da eventual ocorrência de um incêndio, como reduzir a vegetação mais inflamável, através da sua remoção e da criação de uma área regada de 10 metros em torno da casa; manter a faixa limpa, removendo as árvores necessárias para deixar um intervalo entre copas de 4 metros e desramando as árvores 4 metros acima do solo; limpar a cobertura e outras estruturas da casa, mantendo estrumeiras, pilhas de lenha e outros materiais combustíveis, como botijas de gás e outras substâncias inflamáveis ou explosivas, a mais de 50 metros da habitação, ou em compartimentos isolados; utilizar pavimentos não inflamáveis numa faixa de 1 a 2 metros em redor da casa; e estar preparado para o incêndio, guardando pás, ancinhos e mangueiras num local de fácil acesso e do conhecimento de todos.




Comentários

comentários