Jornal diariOnline Região Sul

Torneio Internacional de Carnaval junta mais de 450 velejadores em Vilamoura

Vilamoura volta a ser palco do Torneio Internacional de Carnaval de vela ligeira. A 44ª edição do torneio junta cerca de 400 embarcações e mais de 450 velejadores, no sábado, domingo e segunda-feira de Carnaval.

Classe Snipe - Torneio Internacional de Carnaval

João Mexia, Presidente do Clube Internacional da Marina de Vilamoura (CIMAV), organizador do torneio, considera o evento como “a maior prova de vela ligeira de Portugal”.

Classe Snipe - Torneio Internacional de Carnaval

A competir, em sete classes distintas, estarão em Vilamoura - Quarteira, dias 10, 11 e 12 de fevereiro, velejadores oriundos de oito países. O Presidente do CIMAV, em entrevista ao diáriOnline Região Sul, confirmou a presença de países como a Bélgica, Reino Unido, Espanha, Suiça, Irlanda, Índia e Portugal.

João Mexia - Presidente do CIMAV

“Vamos ter quatro campos de regata a funcionar, entre Vilamoura e Quarteira, uma vez que este é um torneio multiclasses. Entre mar e terra temos mais de 50 pessoas a trabalhar”, explica João Mexia.

A competição em Vilamoura – Quarteira engloba classes da vela ligeira como o optimist, laser, snipes, 420, dart, entre outras.

O CIMAV promete fazer os possíveis (de acordo com as condições de vento) para que os campos de regata se aproximem da costa, sendo a Avenida Marginal de Quarteira, o melhor local para seguir as regatas, a partir de terra.

Classe Optimist - Torneio Internacional de Carnaval

O melhor Campo de Regata do mundo

Antevendo muito vento para sábado, a descer até segunda-feira, João Mexia espera voltar a ter a sorte de edições anteriores, com a meteorologia a “ajudar a competição”.

“Estamos no melhor campo de regata do mundo nesta época de inverno”, afirma o responsável pela organização do torneio. “Enquanto por essa Europa há frio e chuva, aqui temos condições excelentes para a prática da vela. E estamos em época baixa no turismo”.

No seu conjunto, entre atletas, treinadores e familiares, facilmente se concentram 1500 pessoas na Marina de Vilamoura, que serve de palco ao Torneio Internacional de Carnaval.

Classe Snipe - Torneio Internacional de Carnaval

O torneio algarvio tem como principais patrocinadores, a Marina de Vilamoura, Câmara Municipal de Loulé, Região de Turismo do Algarve e Grupo D. Pedro.

Campeonatos Mundiais em Vilamoura

Vilamoura vai acolher o Campeonato Mundial de “Snipes Master” de 2018. O campeonato vai ocorrer em Junho de 2018, contando com a participação de mais de 300 velejadores oriundos de todo o mundo.

Classe 420 - Torneio Internacional de Carnaval

Em 2019, Vilamoura volta a ser palco de mais um mundial, neste caso o Campeonato do Mundo 420, que decorrerá entre 15 e 25 de julho.


Comentários

comentários