José Rosa Nunes, Paulo Santos, Steven Piedade e Custódio Moreno

Ténis: Mais de 200 jogadores de 40 países disputam Faro Future Portugal 2

Mais de 200 tenistas de 40 países vão disputar nos «courts» do Centro de Ténis de Faro (CTF), entre 24 de fevereiro e 4 de março, o 27.º Faro Future Portugal 2, cuja grande novidade passa pela transmissão da final em direto na SportTV.

O evento, com um «prize-money» de 15 mil dólares e cuja organização conjunta reúne CTF e junta de freguesia de Montenegro, com apoio da autarquia farense e do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), foi apresentado na quarta-feira, na sede do CTF.

Pub

José Rosa Nunes, o diretor do CTF, que organiza a prova há 27 anos, destacou que este é o principal torneio de um circuito de três futures que se realizam no Algarve entre fevereiro e março, arrancando com Vale do Lobo e terminando em Loulé.

“Como o nosso torneio é o do meio, os tenistas que vêm ao Algarve e nunca disputam mais de duas provas escolhem sempre este e outro”, disse o responsável, salientando que mais de 600 tenistas se mostraram interessados em competir na capital algarvia.

A quantidade elevada de atletas presentes obrigou o Centro de Ténis de Faro a organizar um pré-qualifying, de 21 a 23 de fevereiro, que garante dois «wild-cards» para os finalistas: o vencedor jogará o quadro principal e o finalista vencido a fase de qualificação normal.

No total, durante 12 dias, mais de 200 jogadores vão passar pela capital algarvia, enchendo restaurantes e hotéis do concelho. “Este torneio foi e sempre será importante para ajudar a economia local”, sustentou José Rosa Nunes.

Pub

Pela primeira vez, de resto, o número de jogadores portugueses (44) suplanta o de espanhóis (43), com destaque para os três lusos com acesso direto ao quadro principal: Gonçalo Oliveira, 203.º do «ranking» mundial e primeiro cabeça de série, Frederico Silva (369.º) e o antigo n.º 1 português Fred Gil (451.º).

“Gonçalo Oliveira é um grande amigo nosso - apesar de ser do Porto, compete pela nossa equipa nos campeonatos nacionais e faz sempre questão de vir a este torneio. Ele tem uma autocaravana e percorre a Europa a competir: em 2017, disputou 45 provas em 52 semanas!”, destacou José Rosa Nunes.

José Rosa Nunes mostra lista de inscritos

França, Inglaterra, Brasil, Alemanha, Itália, Suíça, Holanda são outras das nações mais representadas, mas a lista de inscritos conta também com tenistas de Japão, China e Austrália.

Entre as novidades deste ano, o responsável realçou o facto de os jogadores terem um espaço reservado para si - com seguranças à porta - para evitar o “constante aliciamento” que os tenistas têm sofrido, nos últimos anos, de indivíduos interessados em apostas online.

De resto, a transmissão televisiva em direto da final - dia 4 de março, às 15:00 horas -, assegurada com o apoio da autarquia, que negociou com a SportTV, é o grande destaque deste ano.

Pub

“O nosso torneio é conhecido no Algarve, mas não tanto pelo país. É uma forma de chamar mais patrocinadores”, disse José Rosa Nunes, lembrando que, no próximo ano, as regras da Federação Internacional de Ténis vão impor o crescimento do «prize-money» para 25 mil dólares.

“Só passará a contar para o «ranking» internacional a partir desse nível de prémios monetários. E não queremos fugir a esse desafio”, sublinhou o presidente do Centro de Ténis de Faro.

Paulo Santos, vice-presidente da Câmara de Faro, Steven Piedade, presidente da junta de freguesia de Montenegro, e Custódio Moreno, delegado regional do IPDJ, estiveram presentes na conferência de imprensa, salientando a importância da prova no contexto desportivo regional.



Pub
Mais em Desporto
Joana Schenker
Algarvia Joana Schenker foi quinta no arranque do circuito mundial de bodyboard

A atleta algarvia Joana Schenker alcançou a quinta posição no Erizos Iquique Bodyboard Pro, primeira etapa do circuito mundial de bodyboard,

Carlos Martins e Luís Nascimento venceram em Serpa

A dupla Carlos Martins / Daniel Amaral (Mitsubishi Lancer Evolution VII) venceu o Rally Flôr Do Alentejo – Cidade De Serpa, quarta jornada do

Portimonense
Paulo Sérgio renova contrato com Portimonense até 2024

O Portimonense, 13.º classificado da última edição da I Liga de futebol, anunciou hoje a renovação do contrato com o treinador Paulo Sérgio

Fim de semana de ouro para o desporto em Albufeira

No dia 14 de maio, pela primeira vez, o Imortal Basket Club sagrou-se campeão da…