Mercado automóvel registou variação negativa em janeiro

De acordo com a ACAP - Associação Automóvel de Portugal, o mercado português registou uma variação negativa de 2,1 por cento no mês de janeiro, cujo resultado não reflecte a actividade dos operadores no período em causa, que se viram impedidos de matricular todos os veículos que pretendiam, tendo em conta um problema com origem no sistema informático da Autoridade Tributária, o qual tem impedido a normal emissão de matrículas, existindo casos em que os operadores representantes legais de marcas de automóveis liquidaram o Imposto Sobre Veículos (IUC) não tendo, no entanto, sido atribuídas as matrículas.

Refere a ACAP que esta situação tem impacto nos operadores económicos do sector, uma vez que existem objectivos que não foram cumpridos e verificaram-se menos entradas na tesouraria, tendo atingindo em particular os concessionários, para além dos danos reputacionais que resultam da insatisfação dos clientes.

Pub

Em relação ao mercado que foi possível apurar, a ACAP verifica que no mês de janeiro de 2018 foram matriculados em Portugal 18.050 veículos automóveis, tendo sido observado um decréscimo homólogo de 2,1 por cento, uma queda que resulta do facto de a estatística do mercado de janeiro de 2018 se encontrar incompleta.

Por categorias e tipos de veículos, no mês de janeiro de 2018, foram matriculados no nosso país 14.894 Automóveis Ligeiros de Passageiros, ou seja, menos 2,1 por cento do que no mês homólogo do ano anterior.

Quanto aos Veículos Ligeiros de Mercadorias, no primeiro mês de 2018 foram colocados em circulação em Portugal 2.454 novos veículos comerciais ligeiros, o que representou um decréscimo de 1 por cento.

No que concerne ao mercado de Veículos Pesados, o qual engloba os tipos de Passageiros e de Mercadorias, em janeiro de 2018 verificou-se também uma queda pelas razões anteriormente aduzidas de 4,9 por cento em relação ao mês homólogo do ano anterior, tendo sido matriculados 702 veículos desta categoria.

Pub



Pub
Mais em Economia
Passagem dos ‘120 Anos de Triumph’ no Mar Shopping Algarve

A Triumph Portugal assinala a passagem do 120º aniversário da marca com uma exposição no Mar Shopping Algarve alusiva ao tema

Esperio: O banho de sangue de Wall Street pode abrir caminho para a Europa

A ameaça de um declínio perceptível nos lucros corporativos devido à escassez de dinheiro livre induzida pela inflação para os consumidores

Inflação atinge recorde de 8,1% na UE

Taxa de inflação homóloga da zona euro manteve-se estável nos 7,4% em abril, face a março, segundo informa o Eurostat.

Lagos recebeu empresários brasileiros com vista a futuras parcerias

A cidade de Lagos foi um dos pontos de passagem da delegação da missão ACIB…