Jornal diariOnline Região Sul

Novas condutas melhoram qualidade da água de abastecimento em Alcoutim

A execução de condutas de ligação entre o sistema em alta (Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve) e em baixa no concelho de Alcoutim, aprovada em reunião de câmara, vai melhorar a qualidade da água de abastecimento a mais seis localidades.

Trata-se da construção de cinco condutas de ligação entre o Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve e as redes de distribuição em baixa, nomeadamente nas localidades mais próximas dos pontos de entrega e onde se torna técnica e economicamente viável, designadamente em Fonte Zambujo, Alcaria Alta, Tacões, Pão Duro, Castelhanos e Laborato.

“Assim, para além de se estender o serviço a povoações ainda não abastecidas na área de influência do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve, a intervenção permite alterar as origens da água, de forma a evitar a sobre-exploração de lençóis de água subterrânea, melhorar significativamente a qualidade da água de abastecimento e integrar vários sistemas num único subsistema, com uma origem comum da água”, explica a autarquia alcouteneja.

A obra pretende também otimizar a utilização da capacidade instalada no sistema em alta e aumentar a adesão ao serviço, com a significativa melhoria da qualidade da água de abastecimento.

Financiada pelo fundo de coesão no âmbito do programa PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), a empreitada tem um preço base de 434.850,21 euros, acrescidos de IVA à taxa legal em vigor.

Os trabalhos, com arranque marcado para março, têm um prazo de execução de oito meses.



Comentários

comentários