Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

Tráfego na Via do Infante aumentou 13,7 por cento com redução das portagens

O tráfego na Via do Infante aumentou 13,7% no terceiro trimestre de 2017 face ao mesmo período do ano anterior, na primeira avaliação aos efeitos da redução de portagens, implementada no verão de 2016.

Os dados foram revelados no Barómetro Algarve Conjuntura – Mobilidade e Transportes relativo ao terceiro trimestre de 2017, divulgado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

“Este é o primeiro barómetro em que torna possível apreciar comparativamente os efeitos da redução de portagens na Via do Infante, medida concretizada no início do verão de 2016, onde o tráfego médio diário (TMD) subiu 13,7%, correspondente a 21.481 veículos/dia”, refere o estudo.

Por outro lado, o barómetro apresenta a 17.ª variação trimestral homóloga positiva consecutiva nos dados relativos ao transporte coletivo ferroviário de longo curso, servindo 311.648 passageiros, entre julho e setembro.

Os dados consolidam “uma tendência de crescimento que se verifica ininterruptamente” desde o terceiro trimestre de 2013.

Os indicadores voltam a apresentar “significativos” aumentos nos fluxos e tráfegos na região, particularmente no movimento do Aeroporto Internacional de Faro, nas ligações marítimas/fluviais, nos principais eixos rodoviários regionais e no modo ferroviário (sistema regional e longo curso).

Os dados relativos ao Aeroporto Internacional de Faro merecem igualmente destaque, registando-se um crescimento de 16,1% no número de voos e de 15,7% do total de passageiros movimentados, ultrapassando de forma expressiva todos os registos anteriores.

Todos os valores do barómetro podem ser consultados no portal de Mobilidade e Transportes disponível em http://mt.ccdr-alg.pt.



Exit mobile version