Deste modo, o Louletano Desportos Clube, na Série E do Campeonato de Portugal, com quatro vitórias nos últimos cinco jogos acaba de alcançar merecido destaque. Recorde-se que depois de um início algo irregular, que levou à substituição do treinador Sander Guerreiro pelo experiente Fernando Pires, nos últimos três jogos o clube conseguiu outras tantas vitórias, duas das quais fora do seu reduto. Para isso muito têm contribuído os jogadores provenientes da Formação do clube, já que, no último jogo foram utilizados sete jogadores formados no clube, a saber: Hugo Faria, Bruno Lúcio, Rodrigo Macedo, Gonçalo Teixeira, Guilherme Morais, Rodrigo Vilela e Pedro Machado, que têm desempenhado um papel de destaque na boa fase que o Louletano atravessa. Acresce referir também que no último encontro todos os golos foram marcados por jogadores provenientes da formação.

O mais experiente
Hugo Faria é o jogador mais experiente deste grupo. Formado pelo Louletano Desportos Clube, Primeiro de Janeiro de São Brás de Alportel e o FC Porto, fez grande parte da sua carreira no estrangeiro, designadamente na Grécia, Chipre e Escócia, competindo ao mais alto nível, chegando a disputar uma pré-eliminatória da UEFA Champions League.
Este ano voltou ao clube que mais contribuiu para a sua experiência tanto dentro como fora do campo. A preparar o seu futuro, o atleta desempenha também funções de treinador no futebol de formação do clube, onde além de transmitir todo o seu entusiasmo e conhecimento, serve de exemplo para os mais novos acreditarem que podem fazer a sua formação no clube e conseguir atingir os seus objetivos.
O mais novo
Gonçalo Teixeira está no clube há cinco épocas. O ainda júnior começou a temporada nos juniores do clube, mas as suas prestações e os 27 golos em 12 jogos fizeram com que tivesse uma oportunidade na equipa sénior. A veia goleadora continua em alta. sendo já o melhor marcador dos seniores com 3 golos.
Para o coordenador João Pedro Brás, "a aposta na formação é notória e é para continuar, pois o clube tem grande tradição na formação".
Este coordenador refere também que esta aposta na formação dá um sinal claro a todos os jovens do clube de que é possível chegarem à equipa sénior.
Note-se também que o Louletano Desportos Clube aposta na formação desde a mais tenra idade dos seus atletas e incentiva para que, com trabalho e dedicação, concretizem o sonho de vestir a camisola da equipa sénior do clube.
(Apontamento de reportagem com a colaboração especial de Filipe Guerreiro)