Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

Semana recheada de eventos promove a leitura em Tavira

A 12.ª Semana da Leitura vai decorrer em Tavira entre 5 e 9 de março, convidando as escolas da rede pública e privada a celebrarem a leitura com encontros com escritores, galeria de autores, book trailers, recitais e oficinas nas escolas, entre outras ações.

O programa inclui encontros com autores, nas bibliotecas escolares: no dia 5, com sessões às 9:30, 11:30 e 14:00 horas, a apresentação do livro «Saramela Pintas», de Adelaide Graça; no dia 6, às 9:30 e 11:30, a apresentação do livro «Mel, uma abelha especial», de Sofia Furtado; e no dia 7, às 9:30 e 10:30, a apresentação do livro «Amadis de Gaula, o cavaleiro apaixonado», de Helena Lourenço.

A par desta calendarização, a Semana da Leitura inclui a galeria de autores, uma ação que visa difundir, nos autocarros Sobe e Desce, “livros que deram filmes”.

Estão previstos, igualmente, momentos de leitura espontânea, nos paços do concelho, pelos alunos da EB n.º 1 de Tavira.

Colocar «Tavira a ler», através de leituras de textos, poemas e contos, na Rádio Gilão, é outra das atividades incluídas na Semana da Leitura.

Ainda no seguimento desta celebração realiza-se, no dia 9 de março, pelas 18:00, na biblioteca municipal Álvaro de Campos, a cerimónia de entrega de prémios do 1.º Concurso Book Trailers 2018, o qual teve como principal intuito dinamizar e promover a leitura, a cultura e as bibliotecas.

Um book trailer é um vídeo curto que tem como finalidade apresentar, de maneira breve e visual, a atmosfera de um livro, sem mostrar a trama completa nem o desenlace, de maneira a sugerir e criar o interesse no leitor. O concurso destinou-se a toda a comunidade, nomeadamente, a escolar.

A 12.ª edição da Semana da Leitura, uma iniciativa da Rede de Bibliotecas de Tavira, conta com o apoio do município local e da Rádio Gilão.



Exit mobile version