Sismo registado a SW do Cabo de S. Vicente – Alerta Laranja no mar

De acordo com a informação disponibilizada no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), um sismo de fraca intensidade foi registado nos sismógrafos, que indicaram uma magnitude 1.8 na escala de Richter.

O sismo ocorreu hoje, 27 de fevereiro, pelas 15:11:30 a sudoeste do Cabo de S. Vicente (ponto assinalado na imagem), não tendo sido sentido no Algarve.

Pub

O IPMA esclarece a propósito do registo de abalos sísmicos, que "a localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes.
Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação. Em todos os casos acompanhe sempre as indicações dos serviços de proteção civil. Toda e qualquer utilização do conteúdo deste comunicado deverá sempre fazer referência à fonte."

Alertas: Amarelo para a chuva e vento e Laranja para a agitação marítima

De referir que o site do IPMA informa também que o distrito de Faro estará sob alerta Amarelo relativamente à chuva, que será das 23:00 horas de hoje (27) até às 16:00 horas de amanhã (28).

No que se refere a vento, o IPMA informa que com a classificação de alerta Amarelo, o vento soprará com maior intensidade a partir das 04:00 da próxima madrugada (28), mantendo-se até às 20:00 horas do dia 01 de março.

Em termos de agitação marítima, o Algarve estará sob alerta amarelo a partir das 02:00 horas da próxima madrugada, passando a Alerta Laranja entre o período compreendido entre as 17:00 horas de amanhã (28) e as 14:00 do dia 01 de março, mantendo-se a partir desse momento o estado de alerta Amarelo até às 23:00 horas.

Pub

 

 



Pub
Mais em Ambiente
Culatra
Protótipo de dessalinização não intrusiva para a Ilha da Culatra vence concurso

O projeto «Culatra2030 – Non intrusive water desalination», coordenado por investigadores do Centro de Investigação Marinha e Ambiental

Aspirante Geoparque apresenta “Plantas Invasoras” nas escolas de Albufeira

O aspirante Geoparque Algarvensis, constituído pelos municípios de Loulé, Silves e Albufeira, assina a ação…

Loulé: Conselho de Ação Climática com novas sinergias

Passados dois anos, o Conselho Local de Acompanhamento da Ação Climática do Município de Loulé,…

Loulé adere à “Semana das Espécies Invasoras”

De 22 de maio a 3 de junho, o Município de Loulé envolve-se na realização…