Zonas próximas do Mar interditadas pelas autoridades

Vento forte, que pode aumentar durante a noite causa preocupação

Fonte da Proteção Civil de Loulé informa que o estacionamento na Marginal de Quarteira está proibido desde as 11:00 horas, uma decisão tomada em articulação entre a autoridade municipal, a Proteção Civil e a Autoridade Marítima, decisão que foi tomada ao início da tarde por precaução.

Refira-se que em toda a região as autoridades estão a interditar os acessos próximos do mar, designadamente a Praia de Faro, onde as autoridades de Proteção Civil Municipal se encontram de prevenção, estando em curso algumas operações.

Pub

As ondas chegam a atingir 8 metros e o  acesso à Praia de Faro foi interditado ao final da manhã de hoje (quinta-feira) devido à previsão de um provável galgamento do cordão dunar  para a ria.

Recorde-se que o mau tempo já se faz sentir desde ontem (quarta feira) à tarde, quando a doca de Faro foi atingida por um pequeno tornado que destruiu uma esplanada, virou mais de dez barcos, na sua maioria na zona exterior da doca, em área designada já como Ria Formosa, - causando também danos numa dezena de viaturas.

Fonte da Câmara Municipal de Faro, disse tratar-se de um "fenómeno extremo de vento acompanhado de granizo e uma precipitação elevada", que provocou também a queda de árvores e danos em vários telhados. Nas proximidades da doca registaram-se alguns danos resultantes da queda de objetos, também arremessados pelo vento, que partiu janelas de alguns edifícios da baixa farense.

O estado do mar continua em estado crítico, sendo que na costa Sul, as ondas de sudoeste com 6  a 7 metros durante esta tarde, tendem a  diminuir para 4 metros a partir do final da tarde e início da noite, mantendo-se o alerta Amarelo.

Pub

Entretanto há avisos de alerta para que haja prevenção acrescida tendo em consideração o vento forte que pode aumentar durante a noite, soprando com rajadas que podem atingir os 90 quilómetros hora, são agora uma natural preocupação.

 




Pub
Mais em Ambiente
Culatra
Protótipo de dessalinização não intrusiva para a Ilha da Culatra vence concurso

O projeto «Culatra2030 – Non intrusive water desalination», coordenado por investigadores do Centro de Investigação Marinha e Ambiental

Aspirante Geoparque apresenta “Plantas Invasoras” nas escolas de Albufeira

O aspirante Geoparque Algarvensis, constituído pelos municípios de Loulé, Silves e Albufeira, assina a ação…

Loulé: Conselho de Ação Climática com novas sinergias

Passados dois anos, o Conselho Local de Acompanhamento da Ação Climática do Município de Loulé,…

Loulé adere à “Semana das Espécies Invasoras”

De 22 de maio a 3 de junho, o Município de Loulé envolve-se na realização…