Praia de Faro na sequência de mau tempo, em 2018 (Foto: Steven Piedade)

Mau tempo provocou danos na praia de Faro

O vento intenso e as marés muito altas provocaram, na madrugada de sexta-feira, um galgamento do cordão dunar na praia de Faro, provocando danos menores em algumas habitações e estabelecimentos comerciais.

Apesar da situação, especialmente na zona central e nascente da praia, não houve ferimentos ou danos de gravidade, mas as próximas horas "serão ainda de alguma turbulência devido ao forte vento e à agitação marítima que ainda é esperada", avisou a autarquia farense, em comunicado.

Pub

Face a esta situação, a Câmara Municipal de Faro, os Bombeiros Sapadores de Faro, a GNR, a Fagar e a junta de freguesia de Montenegro mantêm no local um dispositivo de segurança coordenado pela Proteção Civil Municipal, com diversos meios humanos e equipamentos preparados para limpar, vigiar, comunicar situações emergentes e, se necessário, salvar vidas.

O acesso à Praia de Faro continuará restringido a moradores e forças de segurança e salvamento durante o período de agitação, que se deverá manter durante o dia de hoje e de amanhã, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que mantêm o Distrito de Faro em Alerta Amarelo.

Neste sentido, a autarquia e o serviço de Bombeiros Sapadores e Proteção Civil Municipal apelam à população para que se mantenha prudente e evite comportamentos de risco.

Também em Portimão, algumas habitações foram inundadas e um ponto de restauração junto à zona balnear foi afetado pela força das ondas.

Pub

A região algarvia tem sido fustigada pelo mau tempo nos últimos dias, desde a passada segunda-feira (26), com a ocorrência de chuvas, ventos fortes e, pontualmente, queda de granizo.

O pico desta intempérie atingiu o município de Faro na passada quarta-feira (28), quando se registaram fortes massas de ar que trouxeram alguma destruição à zona ribeirinha da cidade, afetando esplanadas, embarcações e viaturas, havendo ainda a registar a queda de algumas árvores e vidros partidos.

Pub
Mais em Sociedade
PCP assinala no Algarve centenário de José Saramago

O PCP vai promover, durante o ano de 2022, no Algarve, diversas iniciativas inseridas no âmbito das comemorações do centenário do nascimento

A DECO INFORMA; “Crédito de baixo consumo e riscos para o orçamento familiar”

O crédito ao consumo continua a ser um produto muito importante para os consumidores, para permitir efetuar uma compra ou até pagar uma

GNR apreende mais de uma tonelada de sardinhas em Portimão

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Portimão, apreendeu ontem, quinta-feira,

Autarquia volta a promover iniciativa “Faro Jovem”

Após interregno desde 2016, mostra associativa do concelho assinala este ano a sexta edição com…