(ilustração de arquivo)

Depressão FELIX condiciona o estado do tempo em Portugal e parte da Europa – IPMA

No seguimento do alerta Laranja de rajada de vento para a ilha da Madeira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) designou com o nome de "FELIX" a depressão que se localiza a norte do arquipélago dos Açores, prevendo que a referida depressão às 00:00 horas do dia 9 de março (próxima noite / madrugada), se encontre centrada nas coordenadas 47 N / 24 W, a norte do arquipélago dos Açores, com uma pressão atmosférica prevista no seu centro de 979 hPa.

Esta depressão irá afetar mais diretamente Portugal Continental, assim como Espanha e a parte oeste de França, seguindo depois a sua trajetória na direção nordeste para as ilhas Britânicas.
Segundo o IPMA espera-se que os efeitos mais significativos em Portugal sejam "vento forte e agitação marítima forte". A influência desta depressão em Portugal "será sentida nas zonas marítimas de responsabilidade nacional", informa o IPMA.

Pub

Alertas AMARELOS para Agitação Marítima, Pluviosidade e Vento

Em função da informação disponibilizada e em consequência dos efeitos derivados da depressão "FELIX", com especial incidência para o distrito de Faro, o IPMA já assinalou com aviso de Alerta Amarelo, os períodos compreendidos entre as 17:50 hrs de amanhã, dia 9, e as 06:00 hrs do dia 11 de março, para a Agitação Marítima,com ondas de 4 a 5 metros; das 02:59 do dia 9 até às 06 de manhã do dia 10, para Chuva, por vezes intensa e persistente, e acompanhada de trovoada; e das 11:59 hrs do dia 9 (amanhã) até às 00:00 hrs do dia 10, para  Vento Forte, com rajadas da ordem dos 85 kms / hora em especial no litoral.



Pub
Mais em Ambiente
Culatra
Protótipo de dessalinização não intrusiva para a Ilha da Culatra vence concurso

O projeto «Culatra2030 – Non intrusive water desalination», coordenado por investigadores do Centro de Investigação Marinha e Ambiental

Aspirante Geoparque apresenta “Plantas Invasoras” nas escolas de Albufeira

O aspirante Geoparque Algarvensis, constituído pelos municípios de Loulé, Silves e Albufeira, assina a ação…

Loulé: Conselho de Ação Climática com novas sinergias

Passados dois anos, o Conselho Local de Acompanhamento da Ação Climática do Município de Loulé,…

Loulé adere à “Semana das Espécies Invasoras”

De 22 de maio a 3 de junho, o Município de Loulé envolve-se na realização…