Jornal diariOnline Região Sul

Festival Internacional de Teatro do Alentejo volta a Santiago do Cacém

Espetáculo «Defillo»

O Festival Internacional de Teatro do Alentejo (FITA), “o maior festival de teatro em Portugal, na área geográfica em que intervém”, volta ao concelho de Santiago do Cacém, com três espetáculos entre 10 e 15 de março.

Amanhã, sábado, 10, o FITA, organizado pela companhia Lendias d’Encantar, traz ao auditório da Escola Secundária Padre António Macedo, em Vila Nova de Santo André, pelas 21:30 horas, a peça «Orlando - Um prólogo», por Ludmilla Ramalho e Madame Teatro do Brasil.

O espetáculo aborda temas como solidão, amor, morte e androgenia, tendo como foco de pesquisa o romance «Orlando: Uma Biografia», de Virginia Woolf.

A dramaturgia e a encenação do solo exploram o chamado “fluxo de consciência”, muito usado pela escritora, técnica narrativa moderna que apresenta a consciência do personagem de modo ideal, sem interferência do autor/narrador ou de qualquer elemento externo.

No dia 14 de março, o teatro é para os mais pequenos, com sessões às 10:30 e 14:30, no auditório municipal António Chainho, em Santiago do Cacém, com a peça «De Cá Para Lá», pelo Teatro Plage.

“Brinca-se aos animais, cantam-se canções da nossa infância, abre-se uma caixa de onde sai uma bailarina que dança «O Carnaval dos Animais», dramatizamos o poema «Mãe», de Almada Negreiros. Improvisa-se e dramatiza-se a princesa cisne”, sublinha a companhia teatral.

O último dia do FITA em Santiago do Cacém acontece também no auditório municipal, em 15 de março, pelas 21:30, com a Companhia Nacional de Dança Contemporânea da República Dominicana, que apresenta o espetáculo «Defilló».

“«Defilló» navega pelos múltiplos mundos deste grande pintor [Fernando Peña Defilló], desde a interioridade profunda dos personagens até à dimensão do espaço místico e ontológico; desde a laranja em cima da mesa matinal à evolução do mundo vista como interconexão”, sustenta a organização.



Comentários

comentários