O ciclista espanhol Óscar Hernández, do Aviludo-Louletano-Uli, assumiu hoje o comando do Troféu Liberty Seguros, depois de ter sido 3.º classificado na Clássica da Arrábida – Cyclin’Portugal.
Os 145,4 quilómetros, entre Sesimbra e Setúbal, foram épicos, com a ajuda da chuva e do vento, que endureceram uma clássica já de si difícil, com três setores de terra batida e quatro subidas pontuáveis para o prémio da montanha.
A prova ficou marcada por um grupo de quase duas dezenas de fugitivos, mas, a 51 quilómetros da meta, na subida de segunda categoria para Palmela, a primeira das quatro escaladas pontuáveis, Dmitrii Strakhov (Lokosphinx) arrancou para uma aventura em solitário que seria coroada com o triunfo.
O russo, décimo primeiro classificado na Volta a França do Futuro de 2017, foi galgando terreno e conquistando vantagem sobre os perseguidores e sobre o pelotão, chegando à meta com 34 segundos de vantagem sobre James Fouche (Team Wiggins) e Óscar Hernández (Aviludo-Louletano-Uli), 2.º e 3.º classificados, respetivamente.
A Clássica da Arrábida foi a segunda de três provas pontuáveis para o Troféu Liberty Seguros. O espanhol Óscar Hernández, com o 3.º posto em Setúbal, assumiu o comando do Troféu, somando agora 90 pontos, mais 15 do que Strakhov e Tiago Machado.