Seis alunos das três escolas algarvias que se sagraram vencedoras da sessão distrital do programa Parlamento dos Jovens 2017/2018 vão representar a região na sessão nacional, que decorre em maio, na Assembleia da República, em Lisboa.
Cerca de 70 jovens deputados eleitos para a sessão distrital, representando 15 escolas do distrito de Faro, debateram, no passado dia 6, o tema escolhido pela Assembleia da República para a edição deste ano do programa, «Igualdade de Género – Um Debate para [email protected]».
“Mais uma vez, os jovens algarvios demonstraram uma grande capacidade de intervenção, de reflexão e de espírito crítico na defesa das suas ideias, denotando já uma maturidade apreciável”, refere a organização.
Na sessão distrital, estiveram presentes o diretor regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e Juventude, Custódio Moreno, o presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, o presidente da CCDR/Algarve, Francisco Serra, e a representante da direção de serviços regionais de Educação do Algarve, Laureta Bastos, para além do deputado António Eusébio (PS), que respondeu a perguntas colocadas pelos jovens deputados sobre as atribuições e o funcionamento do parlamento.
A sessão nacional do Parlamento dos Jovens está agendada para os dias 14 e 15 de maio, na Assembleia da República, em Lisboa, e o Algarve será representado pelos jovens «deputados» Sofia Solayman e Nicole Paz, da Escola Secundária Pinheiro e Rosa (Faro), João Pedro Gonçalves e Edgar Guerreiro do Carmo, da Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres, de Quarteira (Loulé), e Rodrigo Faria (porta-voz do distrito de Faro) e Maria Papa, do Colégio Internacional de Vilamoura.
O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com o Ministério da Educação e o Instituto Português do Desporto e Juventude, que tem como principal objetivo incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política.