Vulcão submerso pode estar prestes a entrar em erupção na ilha de Granada

Numa zona situada a norte da ilha de Granada, um vulcão submerso pode estar prestes a entrar em erupção. Rumores que resultam de informação ligada a um centro de investigação sísmica das Caraíbas, revelam entretanto que a erupção, a verificar-se, não levantará qualquer ameaça de tsunami para a região.

Há entretanto a garantia, por parte das autoridades que as comunidades dos Barbados, St. Vicent e Trinidad não serão, de forma alguma, afetadas pela erupção. O Centro de Investigação Sísmica da Universidade das Índias Ocidentais adiantou que o principal alerta ligado ao vulcão Kick ‘em Jenny é dirigido à navegação marítima.

Pub

Saliente-se que as autoridades da Caraíba e a Organização Nacional de Salvamento Marítimo e Segurança dos Espaços Aquáticos da Venezuela alertaram para uma “área de exclusão e salvaguarda” orientada para a navegação marítima de proximidade, em função da atividade vulcânica mais recente.

De referir que Richard Robertson, diretor do CISUIO - Centro de Investigação Sísmica da Universidade das Índias Ocidentais, terá informado que o nível de alerta Amarelo foi elevado para alerta Laranja, perante um aumento “substancial” registado na atividade sísmica, prevendo que a erupção possa começar dentro das próximas 24 a 48 horas.

Localizado a cerca de 200 metros abaixo da superfície, o vulcão Kick ‘em Jenny já teve pelo menos uma dúzia de erupções desde 1930, mas não causou feridos ou mortes. A mais violenta erupção deste vulcão ocorreu em 1939 quando o Kick ‘em Jenny lançou uma coluna de gases e cinza 275 metros acima da superfície, gerando uma série de pequenos tsunamis com ondas de até dois metros.

Turistas que eventualmente possam estar a dirigir-se nas próximas horas para aquela região, devem informar-se sobre a evolução da situação.

Pub



Pub
Mais em Internacional
Rússia oferece cidadania rápida a residentes da Ucrânia ocupada

Vladimir Putin assinou um decreto nesta quarta-feira (25) que simplifica o processo para os moradores das regiões de Kherson e Zaporizhzhia…

Número de casos de varíola dos macacos em Espanha sobe para 51

Região de Madrid continua a mais afetada, com 47 positivos. Sauna da capital espanhola é…

EUA: Um professor e catorze crianças mortas a tiro no Texas

Catorze crianças e um professor foram mortos num tiroteio numa escola básica dos arredores de San Antonio,…

Ucrânia: 3.000 soldados e 4.000 civis mortos em 3 meses

Entre 2.500 e 3.000 soldados ucranianos e pelo menos 3.930 civis morreram desde o início…