(ilustração de arquivo)

Agravamento do estado do tempo para a transição de sábado para domingo – fonte IPMA

O Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) informa que as condições meteorológicas para o Sul do país configuram a seguinte situação, para hoje sábado: céu muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e persistentes, em especial no Alto Alentejo até ao meio da manhã e no Baixo Alentejo e Algarve a partir do início da tarde.
O vento será moderado a forte (30 a 45 km/hora), com rajadas até 90 km/h, sendo forte (40 a 55 km/h) com rajadas até 100 km/h nas terras altas, tornando-se fraco a moderado (até 30 km/h) a norte do Baixo Alentejo a partir do final da manhã.
Na costa Sul as ondas serão de sudoeste com 1,5 a 2,5 metros, aumentando gradualmente para 3 a 4 metros.

Avisos Laranja para o Estado do Mar e do Vento

Relativamente ao estado do mar, o IPMA informa que, na costa sudoeste, a agitação marítima está sob Aviso Amarelo até às 10:00 hrs de amanhã, com ondas entre os 4 a 5 metros, passado a Laranja no período compreendido entre as 17:00 horas de hoje e as 05:00 horas da madrugada de amanhã (domingo) em que a ondulação será apresentará entre 5 e 5,5 metros.

Pub

Também em relação ao Vento, que atualmente está com aviso amarelo, este passará à classificação Laranja pelas 15:00 horas de hoje (sábado) com rajadas da ordem dos 90 kms/hora, regressando a Amarelo pelas 21:00 horas.

O tempo para domingo

Para amanhã, domingo, segundo o site do IPMA, o céu continuará por vezes muito nublado. Ocorrerão períodos de chuva, passando a aguaceiros durante a tarde, diminuindo de frequência a partir do final da tarde, início da noite.
O vento será fraco a moderado (até 30 km/h) predominando de noroeste, sendo por vezes moderado a forte (30 a 40 km/h), com rajadas até
60 km/h, em especial no litoral ocidental a sul do Cabo de Sines e nas terras altas.

 



Pub
Mais em Ambiente
Portimão
Declaração de compromisso sobre alterações climáticas vai ser assinada em Portimão

A Águas do Algarve vai assinar em Portimão, na próxima semana, em conjunto com outros municípios e entidades gestoras do setor, a

Infraquinta implementa e certifica Sistema de Gestão de Energia

Durante a manhã de hoje, dia 25 de maio de 2022, e no âmbito do…

Sistema de recolha de biorresíduos no concelho de Lagos

A Câmara Municipal de Lagos aprovou, na sua última reunião, o Estudo para o Desenvolvimento…

Escola Padre Cabanita instala sistema de tratamento de águas para rega

No âmbito de uma candidatura à primeira edição do concurso “Eficiência Hídrica na Escola”, foi…