Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

Tradições e memória estão hoje em foco no Museu do Traje

O Museu do Traje é hoje, sábado, 17, anfitrião do 3.º Encontro São Brás de Alportel: Tradições e Memória, que colocará em foco temas como as tradições e saberes, o trajo popular, a cal enquanto património, o património alimentar algarvio e a saúde.

O encontro, que conta com a presença de oradores e profissionais de renome, promete uma viagem pelo valioso património cultural de São Brás de Alportel e também do Algarve.

O trajo popular é o tema que marca o início deste encontro através das reflexões de Madalena Farrajota Garcia, que já desempenhou as funções de conservadora do Museu Nacional do Traje.

Segue-se a intervenção dos arquitetos Marta Santos e José Lima, investigadores da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, numa conversa sobre o valor histórico e inovador da Cal.

A arquitetura religiosa abrirá a tarde com uma apresentação do historiador de arte Marco Sousa Santos sobre a «Imaginária Religiosa na Freguesia de São Brás de Alportel durante a Idade Moderna», uma herança para preservar e repleta de valor histórico e patrimonial. Reavivando memórias do passado concelhio, Artur Barracosa Mendonça recordará os tempos gloriosos da Casa Bancária Manuel Dias Sancho, e a culminar o dia, Teresa Sofia Sancho, nutricionista na Administração Regional de Saúde do Algarve e docente da Universidade do Algarve, fará a ponte entre o «Património Alimentar Algarvio e Saúde».

O «3.º Encontro São Brás de Alportel: Tradições e Memória» é aberto ao público em geral, com entrada gratuita. Trata-se de uma iniciativa organizada pelo Rancho Típico Sambrasense.



Exit mobile version