A Hubel Verde e a Magos Irrigation Systems vão realizar, no próximo dia 27 de março, no auditório da direção regional de Agricultura e Pescas do Algarve, no Patacão, no concelho de Faro, um simpósio sobre abacates e citrinos.
As duas empresas têm unido esforços no sentido de promover a partilha do conhecimento com os técnicos e produtores nacionais, bem como o público em geral, através da organização deste tipo de ações sobre as principais culturas nacionais.
A DRAP/Algarve convidou todos os interessados nestas culturas a estarem presentes, “visto ser um tema que já é uma referência para o mercado agrícola nacional”.
“Os oradores presentes são altamente qualificados nas matérias que constam no programa em anexo, no qual será dado um especial destaque ao abacate, como cultura emergente no Algarve”, assinala a instituição, em comunicado.
A partir das 9:00 horas, José Entrudo Fernandes, da DRAP/Algarve, e Amílcar Duarte, da Universidade do Algarve, vão abordar ameaças à citricultura, como a xylella fastidiosa e a huanglongbing, enquanto João Caço (Hubel Verde) fala sobre as «Soluções Agronómicas Integradas para Altas Rentabilidades».
Seguem-se os temas «Sistema Global de Rega para Abacates e Citrinos» (António Gastão, Magos Irrigations Systems), «O Abacate na Província de Málaga» (Rafael Gómez, Colégio Oficial dos Engenheiros de Málaga) e «Origem de Plantas, Formas de Propagação, Porta-Enxertos e Variedades de Abacates».
A manhã encerra com uma mesa-redonda sobre o tema «Desafios da Produção e Comercialização».
As inscrições são gratuitas, mas limitadas à capacidade do auditório e obrigatórias, até ao dia 22 de março, para os endereços [email protected] ou [email protected]