Governo cria gabinetes técnicos florestais intermunicipais

O Governo assinalou ontem, quarta-feira, o Dia Internacional da Floresta, em Santarém, com a assinatura dos contratos de criação dos Gabinetes Técnicos Florestais Intermunicipais, que visam gerir a floresta a partir de uma escala intermunicipal.

“Os contratos hoje assinados preveem o cofinanciamento, a partir do Fundo Florestal Permanente, da contratação de um engenheiro florestal que irá coordenar, à escala intermunicipal, estas estruturas”, disse o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos.

Pub

Para o ministro, os municípios são os parceiros “mais importantes do vasto leque de participantes que é necessário envolver para conseguir fazer uma Reforma da Floresta de grande alcance e de longo prazo”.

A constituição destes gabinetes técnicos é só mais “um passo grande na implementação da Reforma da Floresta”, explicou, acrescentando que os Planos Regionais de Ordenamento Florestal deverão estar concluídos no final do primeiro semestre do ano.

A partir dessa altura, os municípios passarão a integrar a componente florestal nos Planos Diretores Municipais, com regras de ordenamento da floresta à escala dos municípios, e, de forma integrada, à escala intermunicipal.

“É um passo de gigante que estamos a dar para disciplinar a floresta caótica, sobre a qual pouca intervenção tem havido”, disse Luís Capoulas Santos.

Pub

Lembrando o papel fundamental da elaboração do cadastro na Reforma da Floresta, o ministro sublinhou que o projeto-piloto em curso, em 10 concelhos, já permitiu identificar cerca de 40 mil prédios rústicos num trimestre, estando por identificar cerca de 600 mil.



Pub
Mais em Ambiente
Culatra
Protótipo de dessalinização não intrusiva para a Ilha da Culatra vence concurso

O projeto «Culatra2030 – Non intrusive water desalination», coordenado por investigadores do Centro de Investigação Marinha e Ambiental

Aspirante Geoparque apresenta “Plantas Invasoras” nas escolas de Albufeira

O aspirante Geoparque Algarvensis, constituído pelos municípios de Loulé, Silves e Albufeira, assina a ação…

Loulé: Conselho de Ação Climática com novas sinergias

Passados dois anos, o Conselho Local de Acompanhamento da Ação Climática do Município de Loulé,…

Loulé adere à “Semana das Espécies Invasoras”

De 22 de maio a 3 de junho, o Município de Loulé envolve-se na realização…