Jornal diariOnline Região Sul

Festival de Contos Indígenas acontece em Loulé

Nos dias 23, 24 e 25 de março, a cidade de Loulé é palco de mais uma edição do Festival de Contos Indígenas, uma iniciativa conjunta da Direção-Geral do Património Cultural/Museu Nacional de Arqueologia e Câmara Municipal de Loulé/Museu Municipal de Loulé, que surge no âmbito da Exposição “LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades”, patente ao público no Mosteiro dos Jerónimos.

Museu Municipal de Loulé

Com o objetivo de proporcionar o melhor conhecimento do património material e imaterial, este festival itinerante conta com a presença de alunos da Rede Nacional de Clubes de Arqueologia, e é um projeto já distinguido internacionalmente pelo ICOM - CECA  (Conselho Internacional de Museus, Comité de Educação e Ação Cultural).

Este ano, o referido festival realizar-se-á em Loulé, pretendendo promover o património oral da região do Algarve, destacando o tema das mouras encantadas – “As Mouras Encantadas e os Encantamentos do Algarve”.

Para além da realização dos workshops, terá lugar um espetáculo público, no Convento de Santo António, sábado, dia 24, pelas 17h30, que contará com a participação de contadores de histórias profissionais e de alguns jovens que participaram nos workshops com esta temática.

Refira-se que este evento, que se realiza desde 2014, conta também com a colaboração com a Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas. O primeiro festival decorreu em Vila Velha de Ródão;  em 2015, no Alandroal;  em 2016 em Guimarães numa parceria com a Sociedade Martins Sarmento. No ano passado o festival realizou-se no Fundão.


Comentários

comentários