Movimento Algarve Livre de Petróleo marca vigília para Faro

O Movimento Algarve Livre de Petróleo (MALP) criticou o “silêncio indecente” do governo sobre a exploração de petróleo ao largo da região algarvia e agendou uma vigília para dia 2 de abril, às 16:30 horas, à porta da Câmara Municipal de Faro.

“Vamos estar em vigília com a intenção de chegarmos à fala com o senhor presidente da Câmara Municipal de Faro, Dr. Rogério Bacalhau, para tentar obter a resposta que o senhor primeiro-ministro, António Costa, e o senhor presidente da Câmara Municipal da Loulé se recusam a dar”, refere o movimento, em comunicado.

Pub

O MALP relembrou que há cerca de um mês, depois da reunião realizada em Loulé, com os autarcas algarvios e as principais associações de empresários da região, foi feito um pedido de audiência urgente primeiro-ministro, António Costa, no sentido de se travar o furo de Aljezur.

“A resposta até ao momento é o silêncio indecente do governo e do senhor primeiro-ministro”, refere o movimento, destacando ainda que, na visita de António Costa ao Algarve, designadamente ao concelho de Loulé, no passado sábado, “não há notícia” de ter falado do assunto.

“Por que não responde o senhor primeiro-ministro, António Costa, ao pedido de audiência urgente feito pelos autarcas do Algarve? Por que não se fazem os autarcas do Algarve respeitar pelo poder central? O que vão fazer os autarcas do Algarve para travar o crime político hediondo que consiste em entregar o território do Algarve, a troco de nada, às petrolíferas?”, questiona o MALP, afirmando também a sua “estupefação” com o facto de o governo “estar a financiar as petrolíferas em largos milhões de euros através de apoios fiscais”.

“Em nome da decência na vida pública o MALP apela às autoridades públicas responsáveis que investiguem como é que isto foi possível e quem foram os governantes que atribuíram estes benefícios fiscais”, conclui o movimento.

Pub



Pub
Mais em Sociedade
Renato Pires
Renato Pires vence Campeonato Regional de Cocktails

O barman algarvio Renato Pires venceu ontem, sábado, a final do 1.º Campeonato Regional de Cocktails, realizada em Albufeira

Algarve
Pensar o Algarve 2030 ausculta populações do interior

As sessões de auscultação da população sobre «Pensar o Algarve 2030 – Estratégias para o interior», promovidas pela Associação In Loco,

Farol
Ilha do Farol é um dos “tesouros escondidos” na Europa

A Ilha do Farol, no concelho de Faro, foi nomeada para a lista de 22 “tesouros escondidos” revelada pelo site European Best Destinations

Helena Carreiras
Ministra da Defesa preside à cerimónia militar do Dia da Marinha em Faro no domingo

As celebrações do Dia da Marinha em Faro encerram amanhã, domingo, 22, com especial destaque para a cerimónia militar no jardim Manuel Bivar