Jornal diariOnline Região Sul

Exposição «Tochas» é inaugurada hoje na galeria municipal de São Brás de Alportel

A exposição fotográfica «Tochas», de Vasco Célio, é inaugurada hoje, quarta-feira, 28, às 18:00 horas, na galeria municipal de São Brás de Alportel, onde estará patente durante um mês, até 30 de abril.

Trata-se de uma mostra apresentada no âmbito do ciclo de arte contemporânea «Um Certo Ponto de Vista», um projeto da Artadentro que integra o programa cultural «365 Algarve».

“É ponto assente que, seja qual for a versão disponível, a origem da Procissão das Tochas Floridas assenta na coragem e/ou argúcia dos habitantes de São Brás de Alportel: quando se tratou de defender a sua vila da agressão e do saque por invasores estrangeiros, fosse a cachamorra ou a tocha, o certo é que se atingiu o objetivo com sucesso e, desde então, a vitória passou a ser festejada com alegria e exuberância, também com religiosidade, tendo a original vara sido substituída pela simbólica tocha floral”, explica a curadoria da exposição.

O fervor dos são-brasenses nesta celebração anual motivou Vasco Célio a fazer o registo fotográfico exaustivo dos protagonistas da Procissão das Tochas Floridas, “em traje de festa, sérios e felizes, de arranjo floral em riste, celebrando a tradição e a vida”.

Vasco Célio é natural do Lubango, em Angola, de onde, recém-nascido, veio com a família para Portugal, residindo e trabalhando desde então em Loulé, como fotógrafo profissional e como artista.

A mostra estará patente às segundas-feiras, das 14:00 horas às 17:00, de terça a sexta-feira das 9:30 às 13:00 e das 14:00 às 17:30, e aos sábados das 9:30 às 13:00, encerrando aos domingos.



Comentários

comentários