Rafael Silva venceu o “Bacardi Legacy”. O “Bar Manager” do Bovino Steakhouse - Quinta do Lago, em Almancil, sagrou-se campeão nacional numa das maiores competições internacionais de bar.

No próximo dia 26 de abril representa Portugal, no México, com o cocktail “Equilibrium”. Na segunda fase da competição, um dos principais pontos de avaliação por parte do júri é o impacto nacional e Internacional, bem como a promoção da história e do cocktail.
Natural de Boliqueime no concelho de Loulé, Rafael Silva de 26 anos, em entrevista ao diariOnline Região Sul, mostra-se orgulhoso pelo facto de “Portugal estar cada vez a ir mais longe”.
O que mais pesou para optar pela profissão?
O Algarve é um destino turístico por excelência com muita procura na época alta (Verão). Naturalmente, o setor do Turismo e Hotelaria é aquele que maior emprego gera. Como tal a minha experiência de trabalho foi logo no mundo do bar. Desde o primeiro dia identifiquei-me bastante com esta “arte”. Com muita dedicação e prazer tenho evoluído bastante e construído uma bonita carreira.

Sendo o concurso promovido por uma marca, tem a mesma importância se fosse promovido por uma entidade que não tivesse interesse comercial?
Podemos focar-nos nesta competição “Bacardi Legacy”. Eu sinto que esta competição vai muito além do interesse comercial.
O maior prazer foi poder, de alguma maneira, mostrar mais um pouco de mim enquanto pessoa, passando a mensagem de uma atitude que pode ser exemplo para muita gente, que foi vivida e experienciada por alguém que foi muito importante e próxima de mim, o meu avô.
Contudo, também existem concursos que o foco é meramente comercial, ao qual eu não me identifico.

Como vê a região algarvia em relação ao turismo?
Os números são muito positivos em relação ao futuro do turismo no Algarve. De alguma maneira, enquanto profissional, tenho sentido esse aumento de fluxo.
Contudo a sazonalidade ainda está muito presente nesta região.
Acredito que as entidades responsáveis têm trabalhado arduamente para contrariar cada vez mais esta tendência.
O que pretende que o futuro lhe proporcione?
Pretendo continuar a fazer aquilo que me dá mais prazer: continuar a minha evolução enquanto profissional e puder disfrutar estes momentos sempre com as pessoas que mais gosto.
Jornalistas: Paulo Moreno e Francisco Piedade
Fotos: Ricardo Bernardo