Hospital do Litoral Alentejano

PSD denuncia “situação dramática” no Hospital do Litoral Alentejano

Os deputados do PSD do distrito de Setúbal alertaram hoje o ministro da Saúde para “o agravamento da prestação de cuidados de saúde” no Hospital do Litoral Alentejano, devido à falta de médicos e enfermeiros, considerando a situação “dramática”.

De acordo com o grupo parlamentar social-democrata, a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano é a ULS do país que tem “o pior rácio de enfermeiros por habitantes, bem como o mais baixo financiamento «per capita»”.

Pub

O deputado Pedro do Ó Ramos lembrou que, no final do ano passado, faltavam 62 enfermeiros e 38 assistentes operacionais, bem como médicos de várias especialidades, para que toda a unidade de saúde pudesse funcionar adequadamente.

“Até ao momento, o Ministério da Saúde nada fez para resolver este problema, sendo que o mesmo agravou-se, estando na iminência o encerramento de vários serviços por falta de profissionais", sublinha.

O deputado do PSD diz que esta é uma situação “dramática”, que necessita de uma “resolução urgente” e que pode ser solucionada pela alteração ao quadro de pessoal que se encontra esgotado e desatualizado, para permitir contratar os profissionais em falta.

“Para o ministro da Saúde parece que está tudo bem. Que não existem problemas. Mas isso é completamente falso. Se o ministro visitasse os hospitais saberia disso”, afirmou o parlamentar social-democrata.

Pub

“Não podemos continuar a ter camas encerradas, cirurgias adiadas, falta de enfermeiros e de médicos em determinadas especialidades, sendo gritante o caso da pediatria”, acrescentou Pedro do Ó Ramos.

O Hospital do Litoral Alentejano, situado em Santiago do Cacém, serve uma população estimada de 100 mil habitantes de cinco concelhos da região (Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines).



Pub
Mais em Nacional
Reforço de meios de combate a incêndios no terreno até dia 31

O dispositivo especial de combate a incêndios rurais (DECIR) para este ano, conforme definido pela…

Língua Portuguesa é a quarta mais falada no mundo

Idioma é usado por 260 milhões de pessoas O Instituto Camões informou hoje, 5 de…

CNN: Marcelo pediu mais meios para as forças armadas e “consenso nacional” (c/vídeo)

Presidente da República centrou nas forças armadas a sua intervenção na sessão solene que assinalou…

DGRM efetua venda antecipada de Alabote congelado apreendido

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos vai promover uma venda antecipada de 743 kg de Alabote apreendido.