Jornal diariOnline Região Sul

STIHTRSA acusa Grupo Pestana Pousadas de querer retirar direitos os trabalhadores

Entre o dia de ontem e o dia amanhã, os sindicatos da hotelaria afectos à CGTP-IN estão a levar a cabo acções de denúncia pública à porta das Pousadas de Portugal, as quais surgem, de acordo com o comunicado enviado à redacção do Jornal diáriOnline Região Sul, pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve (STIHTRSA), que transcrevemos na integra, porque a administração do Grupo Pestana Pousadas recusa dar aumentos salariais dignos e ainda por cima insiste em retirar direitos aos trabalhadores.

O Grupo Pestana Pousadas paga salários muito baixos aos trabalhadores das Pousadas de Portugal. Além disso, a empresa não está a cumprir o Acordo de Empresa (AE), deixou de pagar o trabalho prestado em dia feriado, em dia de descanso semanal e o trabalho suplementar, conforme determina o AE, deixou de dar o dia de aniversário, discrimina os trabalhadores nos direitos entre novos e antigos, etc.

No processo negocial em curso para a revisão do AE, a empresa insiste na retirada de direitos dos trabalhadores. Contudo, não há nenhuma razão para esta política de baixos salários e retirada de direitos, pois o sector tem tido um crescimento sucessivo desde 2013, sendo que as Pousadas de Portugal registam a melhor ocupação de quartos e de restauração de sempre. Os proveitos por quarto e totais são também os melhores de sempre.

Por isso, estamos em luta para exigir aumentos salariais justos e dignos que reponham o poder de compra perdido ao longo dos anos, a negociação do Acordo de Empresa e a manutenção dos direitos dos trabalhadores.

No âmbito destas acções, o Sindicato da Hotelaria do Algarve esteve ontem na Pousada do Palácio de Estoi, hoje na Pousada do Infante em Sagres e amanhã estará na Pousada de Tavira.

O Sindicato apela aos trabalhadores das Pousadas de Portugal para se sindicalizarem e lutarem, com o sindicato, pela defesa dos direitos e a melhoria dos salários e das condições de trabalho. O Sindicato da Hotelaria do Algarve reafirma toda a sua disponibilidade para lutar ao lados dos trabalhadores pela melhoria das suas condições de vida. É inaceitável esta postura do Grupo Pestana em não querer partilhar os excelentes resultados do sector e, ainda por cima, querer retirar os direitos que os trabalhadores têm.



Comentários

comentários