Alejandro Martins (Toyota Hilux) venceu a Baja de Loulé, quando nada o fazia prever tendo em conta o andamento e vantagem que João Ramos (Toyota Hilux) detinha, cumpridos que estavam os primeiros 100 dos 142,15 kms do derradeiro Sector Selectivo da prova algarvia.

Como é certo e sabido, uma prova de todo terreno só termina quando as viaturas entram no último Parque Fechado, pelo que para João Ramos, que dominou de fio a pavio a prova organizada pelo Clube Automóvel do Algarve, nos últimos 42 quilómetros, um problema mecânico ainda por apurar, foi fatídico para o arredar da vitória que parecia certa, caindo para o 5º lugar da classificação geral a 5m17s do vencedor inesperado, que averbou a sua primeira vitória no nacional de todo terreno.
"Tivemos a infelicidade da caixa de velocidades ter tido problemas no km 45 dos 140 kms do 4° setor seletivo, o que nos levou a perder muito tempo, pois tivemos que fazer 95 kms só com terceira e quarta velocidade. Apesar de saber que estávamos a perder posições, nunca desistimos e conseguimos terminar na quinta posição, garantindo assim a liderança no Campeonato", disse João Ramos ao Jornal diáriOnline Região Sul no final da prova.
Hélder Oliveira (Mini Paceman) terminou no segundo lugar com mais 3:04 que o vencedor inesperado, cabendo a Pedro Ferreira (Ford Ranger) ocupar o degrau mais baixo do pódio com mais 35s que Oliveira.
Tiago Reis (Mitsubishi Lancer) terminou no 4º posto a 1m22s do seu antecessor, ficando assim na frente de João Ramos com uma vantagem de 16 segundos.
Pedro Dias da Silva (Mazda CX5 - Proto) terminou na 6ª posição fazendo a sua prova a pensar na melhor classificação possível, mas com principal enfoco no Desafio Mazda, que venceu não dando hipóteses aos adversários directos, ficando na frente de Ricardo Leal dos Santos (Nissan Navara) o qual foi navegado por João Luz, ficando esta dupla na frente de Sérgio Vitorino (BMW X5 CC) que gastou mais 2m09s que os seus antecessores.

Rui Sousa (Isuzu D-Max), terminou no 9º lugar e venceu a Categoria T2, ficando Jorge Cardoso (Mazda CX5 - Proto) no fecho do top-ten com mais 2 minutos que Sousa, sendo o segundo classificado do Desafio Mazda.
Refira-se por último que a prova algarvia foi disputada nos concelhos de Loulé, São Brás de Alportel, Tavira, Alcoutim e Almodôvar, estando a sua base centralizada em Almancil.