PS Algarve quer entidade para gerir os Portos Comerciais da Região

Os deputados do Partido Socialista Luís Graça, Jamila Madeira, Fernando Anastácio e Ana Passos recomendaram ao Governo que promova, com celeridade, a criação de uma entidade que assegure a gestão agregada dos portos comerciais do Algarve.

Os parlamentares eleitos pelo círculo de Faro lembram que o Governo aprovou a Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente – Horizonte 2026,

Pub

“que corresponde a uma das agendas mais ambiciosas de sempre para os portos nacionais e que os visa posicionar numa trajetória de liderança a nível europeu”.

No projeto de resolução, os socialistas frisam que o Executivo coloca “uma tónica particular” no reforço e modernização dos portos, ligando-os à rede transeuropeia de transportes em resposta à intensificação dos transportes marítimos.

“Foram também já anunciadas alterações estruturais ao nível da gestão dos portos, nomeadamente no Algarve, que importa agora concretizar, saudando-se a integração do porto de cruzeiros de Portimão na estratégia portuária nacional”, sublinham.

Assim, Luís Graça, Jamila Madeira, Fernando Anastácio e Ana Passos pedem ao Governo que assegure, com alguma urgência, a melhoria das acessibilidades marítimas e infraestruturas marítimas do porto de Portimão “como resposta às necessidades crescentes de transporte de passageiros e carga.

Pub

Os socialistas também querem que a tutela avalie as soluções possíveis para o porto de Faro, bem como que apresente as propostas de alterações legislativas, regulamentares, contratuais e tecnológicas de simplificação administrativa e de fomento da competitividade para promover a concretização da Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente.


Pub
Mais em Economia
ACRAL
ACRAL apresentou projeto «E-Algarve» para ajudar empresas na transição digital

A ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve apresentou ontem, quinta-feira, o projeto «E-Algarve», que pretende ajudar

Silves aprovou candidaturas PAHAB e PARJPI

A Câmara Municipal de Silves aprovou, nas reuniões do executivo, as candidaturas para atribuição de apoio financeiro à reabilitação urbana.

Porto de Sines esteve na Assembleia do Projeto PLANET

A Comunidade Portuária e Logística de Sines participou na primeira Assembleia presencial do #PLANETproject. A reunião teve lugar em Valência.

JYSK renova a sua loja em Albufeira

Esta reabertura da JSYK, a gigante dinamarquesa, faz parte do objetivo de renovação das suas lojas com o novo conceito 3.0, que será