Luís Medeiros Vieira - Secretário de Estado da Agricultura (Foto: Vida Rural)

Governo Português abre mercado da Costa do Marfim a frutas portuguesas

De acordo com um comunicado do Gabinete do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação,  está formalmente aberto mais um mercado para a exportação de fruta portuguesa, pelo que a partir de agora os produtores nacionais de maçã, pêssego, citrinos e uva de mesa já podem exportar para a Costa do Marfim.

O mercado da Costa do Marfim representa um elevado potencial para os produtores e empresas de fruticultura nacional, com cerca de 24 milhões de consumidores, e eleva para 45 o número de mercados abertos em países terceiros por este Governo. Estes mercados abrangem 150 produtos (110 de origem animal e 40 de origem vegetal).

Pub

“Este passo é resultado do fortíssimo investimento na internacionalização por parte deste Governo. O crescimento das exportações portuguesas de hortofrutícolas, registado em 2017 face a 2016, que atingiram um aumento 15%, num montante global de 1.500 milhões de euros no final do ano", sublinha o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira.

Refira-se que as exportações do setor agroalimentar, onde se incluem as frutas e legumes, registaram, por sua vez, um crescimento de 8% em 2017, atingindo um montante de 6,6 mil milhões de euros.

“Estamos perante uma nova dinâmica exportadora da produção nacional, que evidencia um desempenho notável e alimenta o espírito de otimismo dos exportadores portugueses”, refere também Luís Medeiros Vieira.

"A internacionalização é uma das prioridades da política do Governo, constituindo um dos eixos mais importantes do reforço da competitividade do setor agroalimentar e da economia portuguesa, tendo em vista o aumento das exportações agroalimentares, lê-se na missiva enviada à nossa redacção.



Pub
Mais em Nacional
Reforço de meios de combate a incêndios no terreno até dia 31

O dispositivo especial de combate a incêndios rurais (DECIR) para este ano, conforme definido pela…

Língua Portuguesa é a quarta mais falada no mundo

Idioma é usado por 260 milhões de pessoas O Instituto Camões informou hoje, 5 de…

CNN: Marcelo pediu mais meios para as forças armadas e “consenso nacional” (c/vídeo)

Presidente da República centrou nas forças armadas a sua intervenção na sessão solene que assinalou…

DGRM efetua venda antecipada de Alabote congelado apreendido

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos vai promover uma venda antecipada de 743 kg de Alabote apreendido.