As lombalgias (dores na parte inferior das costas) têm-se tornado um crescente e grave problema de saúde pública em crianças e adolescentes, apresentando uma prevalência relativamente elevada durante a idade escolar. A lombalgia em jovens adultos apresenta um impacto negativo significativo, estando comumente associada com a procura de cuidados de saúde, com o uso de medicamentos, com o aumento do absentismo escolar e com uma diminuição na qualidade de vida.
Num estudo realizado pela investigadora Beatriz Minghelli (docente da licenciatura em Fisioterapia do Instituto Piaget de Silves) em parceria com outros investigadores, entre 2011 e 2012, onde foram avaliados 966 adolescentes da região do Algarve, os resultados revelaram uma prevalência de lombalgia no momento da avaliação em 15,7% dos alunos, a lombalgia nos últimos 12 meses foi verificada em 47,2% dos alunos e a lombalgia ao longo de toda a vida em 62,1% dos alunos. Este estudo também verificou que os alunos que sentavam de forma incorreta apresentaram probabilidades significativamente superiores de terem lombalgia, em comparação com os alunos que se sentavam de forma correta e/ou que não adotavam posturas incorretas tanto na escola, quanto em casa.
Desta forma, o ambiente escolar também consiste num fator que pode contribuir para o desenvolvimento de distúrbios osteomioarticulares, principalmente em adolescentes onde o mobiliário escolar seja desajustado às dimensões antropométricas dos seus utilizadores, levando à adoção de posturas inadequadas nas salas de aula, onde passam a maior parte do tempo.
A intervenção no âmbito deste projeto terá como objetivo promover a melhoria da mecânica e da postura corporal estática e dinâmica durante a realização de tarefas básicas do dia-a-dia na escola e em casa. Serão realizadas sessões ministradas por um fisioterapeuta, de caráter teórico e prático, que abordarão os seguintes temas: cuidados com a coluna vertebral; alterações posturais e patologias da coluna vertebral; análise ergonómica da postura para sentar, dormir, levantar da cama, estar de pé, levantar e transportar objetos e transportar a mochila escolar; a forma de distribuição do material na mochila escolar; os benefícios da prática do exercício físico para a melhoria da força muscular dinâmica e flexibilidade; consequências da adoção de uma postura prolongada; importância dos intervalos após a manutenção de uma mesma postura e exercícios a serem incluídos nestes intervalos; consequências da adoção de uma postura incorreta e modificações no ambiente escolar relativo ao mobiliário, de forma a cumprir os requisitos de uma boa postura.
O Projeto “Costas Saudáveis” teve início em Silves, na Escola E.B. 2,3 Dr. Garcia Domingues, onde foram avaliadas até o momento 8 turmas, dos 5º e 7º anos.