Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

Visita guiada mostra «A rota barroca de Diogo Tavares de Ataíde» em Faro

Igreja do Carmo

O município de Faro vai associar-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de abril) com a realização de uma visita guiada em Faro, marcada para 21 de abril, subordinada ao tema «A rota barroca de Diogo Tavares de Ataíde».

“O notável arquiteto Diogo Tavares de Ataíde e a sua obra na cidade de Faro vão ser o mote para assinalar esta data”, refere a autarquia farense, com um percurso por monumentos emblemáticos da capital algarvia.

A visita guiada, a cargo de Daniel Santana, historiador de arte da autarquia de Tavira e um dos principais entendidos deste tema, tem ponto de encontro marcado na Igreja do Carmo, às 15:00 horas, com passagem pela Igreja de São Francisco e encerramento no museu municipal de Faro, com um momento musical do quarteto liderado por Ricardo J. Martins.

Diogo Tavares de Ataíde, o arquiteto mais proeminente a atuar na região algarvia no século XVIII, natural de Faro (1711-1765), está associado a alguns dos monumentos mais emblemáticos da cidade farense do período barroco. Uma das suas obras mais marcantes foi a recuperação da fachada da Igreja do Carmo.

“A sua marca está presente não apenas em edifícios de tipologia religiosa, mas também civil. Numa época em que a arquitetura chã ainda se arrastava no património edificado na região, este talentoso arquiteto soube conciliar esses valores com as novidades do barroco que se praticava no país. Além de introduzir no Algarve este novo discurso arquitetónico, deve-se a Diogo Tavares um trabalho importante de restauro em edifícios da cidade, respeitando as heranças patrimoniais e ao mesmo tempo deixando a sua assinatura”, sustenta a autarquia farense, em comunicado.

Este evento, organizado pelo museu municipal de Faro, é gratuito, mas limitado em número de participantes e com inscrição obrigatória, através do endereço eletrónico museu.municipal@cm-faro.pt ou do telefone 289870827/9.

Recorde-se, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) a 18 de abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e valorização.



Exit mobile version