O Centro Ciência Viva do Algarve vai organizar a palestra «Novos Exploradores do Mar», com vários investigadores, no âmbito de mais uma Semana da Ria Formosa, em duas sessões para estudantes e para o público em geral, marcadas para quinta-feira, 19, em Faro.
Às 14:30 horas, o auditório da Escola Secundária João de Deus acolhe a sessão para alunos do ensino secundário e do 3.° ciclo, enquanto às 18:30 decorre a sessão dirigida ao público em geral, no Club Farense, na baixa da capital algarvia.
Esta palestra contará com a presença de vários investigadores, que vão apresentar e mostrar os seus projetos profissionais.
O projeto SCORE, teste de um protótipo de extração de energia das marés na Ria Formosa, instalado no canal de Faro, será abordado por André Pacheco, investigador do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) e oceanógrafo físico.
Francisco Lufinha, que detém o recorde mundial da maior viagem de kitesurf sem paragens, alcançado entre Lisboa e a Madeira, depois de percorrer 874 Km de kitesurf sem parar durante 48 horas, vai falar sobre o tema «Desafios extremos de Kitesurf em alto Mar + preservação oceanos».
Segue-se a preleção «Fotografar para conservar», sobre o papel da fotografia como ferramenta de conservação ambiental, por João Rodrigues, fotojornalista de história natural e conservação e especializado em vida marinha.
Colaborador da revista National Geographic Portugal, o fotógrafo encontra-se a trabalhar em projetos de divulgação do património natural subaquático algarvio, assim como a colaborar com grupos de investigação de universidades portuguesas. O
«O que é a Sciaena?», sobre o trabalho de uma ONG de conservação marinha, é a questão que terá resposta de Gonçalo Carvalho, licenciado em Biologia Marinha e Pescas pela Universidade do Algarve, mestre em Sociologia Urbana, do Território e do Ambiente pelo ISCTE/IUL e presidente da Sciaena.
Os lugares para cada sessão são limitados. Mais informações ou inscrições pelos contactos [email protected] e 289890920.