Jornal diariOnline Região Sul

As prioridades da Inframoura

Marina de Vilamoura

Ambiente, Inovação, Mobilidade e Infraestruturas são os quatro dos eixos estratégicos que suportam a ação da Inframoura nos próximos anos.

Inframoura

Com a monitorização da qualidade do meio ambiente, do ar e da eficiência energética como foco, a Inframoura, E.M., tem vários projetos em fase de desenvolvimento tais como a instalação do sistema de Wifi gratuito, a instalação de seis postos de carregamento de veículos elétricos, a instalação de uma central fotovoltaica na sede e a introdução de fontes de energias renováveis. Estas ações vão ao encontro à EMAAC de Loulé (Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Município de Loulé).

No corredor central da Avenida Eng.º João Meireles, está a ser implementado o serviço de Wifi gratuito numa extensão aproximada de 1 km que permitirá o acesso a cerca de 600 utilizadores em simultâneo. Esta solução irá contar com sete estruturas munidas de um gerador de energia com base nas fontes renováveis, combinando a energia solar com a energia eólica.

No âmbito da monitorização ambiental, a energia produzida nos sete pontos será potenciada com a integração de sensores de qualidade do ar (com monitorização de CO, CO2, NO2, PM1, PM2 e PM10), de temperatura e de ruído. Os dados provenientes destes sensores serão publicados nas redes sociais da Inframoura E.M. e nos painéis de informação ao público.

Vilamoura com Wifi gratuito

Na ótica de mobilidade sustentável, está a ser implementada a rede de carregamento de veículos elétricos constituída por seis postos, dos quais cinco são de carregamento semi-rápido (1hora de carregamento para 80% de capacidade) e um é de carregamento rápido (20 a 30 minutos de carregamento para 80% de capacidade).

José Miguel - Presidente do Conselho de Administração da Inframoura

Brevemente será possível carregar os veículos elétricos na Avenida Tivoli, Avenida Marina, Alameda da Praia, Vila Sol e Avenida João Meireles. De salientar que na região do Algarve a Inframoura, E.M., é pioneira neste ramo, pois Vilamoura será a curto prazo a localidade com mais postos de carregamento instalados.

Na sede da Inframoura, E.M., será instalada brevemente uma central fotovoltaica em regime de autoconsumo, com uma potência na ordem dos 25 kw, na estrutura de sombreamento automóvel que conta com 23 lugares de estacionamento. Esta central destina-se à produção de energia elétrica que será utilizada para alimentar o próprio edifício. Para supervisão e entrega da energia produzida serão instalados um contador e um sistema de monitorização.

"Vilamoura Public Bikes" - Inframoura

Com o objetivo de dotar a empresa de tecnologia que permita gerir toda a energia das instalações da empresa e de encontro ao desenvolvimento sustentável alinhado com os objetivos da norma ISO 14001, pela qual a empresa é certificada, surge o protocolo com a AREAL (Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve).

De acordo com os interesses e necessidades da Inframoura, E.M., a AREAL irá prestar apoio técnico no desenvolvimento de um sistema de gestão de energia, na redução dos custos energéticos, na fixação de metas e objetivos de eficiência energética das instalações, na análise e comparação dos consumos de energia e respetivos indicadores e por fim, na identificação contínua de Oportunidades de Racionalização dos Consumos.

Ainda nesta temática da eficiência energética, estão a ser substituídas 350 luminárias por tecnologia LED, no espaço público de Vilamoura, nomeadamente na estrada de Quarteira, Avenida Vilamoura XXI, Rua do Brasil e caminho das Pinhas. Este projeto desenvolvido pela Inframoura em parceria com a Câmara Municipal de Loulé e a EDP irá resultar numa poupança de energia superior a 70%.

Vilamoura

Com estes projetos em fase de desenvolvimento, Inframoura, E.M., está empenhada em implementar mais soluções deste caráter, com vista a garantir a preservação do meio ambiente, a qualidade de vida neste território e a gestão eficaz e eficiente dos recursos materiais e naturais, como definido no seu plano estratégico recentemente aprovado.


Comentários

comentários