Sal de Castro Marim em Tertúlia na Colina do Revelim de Santo António

A NovBaesuris – Empresa Municipal vai organizar uma tertúlia subordinada ao tema «Sal de Castro Marim, o Melhor do Mundo», na Colina do Revelim de Santo António, em Castro Marim, no dia 7 de Maio, pelas 18:00 horas.

A tertúlia, promovida em parceria com o Jornal do Baixo Guadiana, juntará empresários, um museólogo, um técnico do património e o poder autárquico, propondo debater o sal nas suas diferentes variáveis, a importância do sal no tecido económico e social de Castro Marim, o seu enquadramento histórico e o papel da autarquia local na sua afirmação e promoção.

Pub

Esta iniciativa tem como convidados a Câmara Municipal de Castro Marim, os empresários Fernando Reis, da Pedaços de Mar, Jorge Raiado, da Sal Marim, Luís Horta Correia, da Água Mãe, e Luís Rodrigues, da Cooperativa Terras de Sal, e Pedro Pires, técnico do património da NovBaesuris.

O diretor dos museus do sal de Guérande participa igualmente nesta tertúlia via Skype, apresentando a indústria do sal de Guérande como um caso de sucesso da economia daquela cidade francesa.

Célia Brito, presidente do conselho de administração da NovBaesuris, entende que a realização desta tertúlia se reveste de “grande utilidade para a comunidade salineira local”, na medida em que os oradores convidados estão diretamente ligados ao processo de extração, comercialização e promoção do sal.

A responsável acredita que ações desta natureza “podem contribuir para a recuperação e revitalização de salinas em Castro Marim, das quais estima-se que 60% se encontrem desativadas”.

Pub

As tertúlias do Jornal do Baixo Guadiana existem desde 2008 e, até ao momento, aconteciam com mais regularidade nos concelhos de Alcoutim e Vila Real de Santo António.

Como resultado desta parceria com a NovBaesuris, “é possível que as tertúlias aconteçam de novo no concelho de Castro Marim, uma iniciativa que valoriza e reforça a democracia participativa no território algarvio”, reforça a empresa municipal.



Pub
Mais em Sociedade
Baja de Loulé marcada no primeiro dia pelo calor e por desistências de vulto

Como delineado, a Baja de Loulé arrancou com o prólogo com 5,250 kms junto ao Estádio Algarve, permitindo ao público de Faro e Loulé assistir

De Boca em Boca Mértola com mais “Caminhos Contados”

Com o apoio do Ministério da Cultura através do programa Garantir Cultura, e o apoio…

“Bora lá ao Parque!” em Loulé

O Grupo de trabalho da Rede Municipal de Loulé “Cidade Educadora”, com a colaboração da…

Lagoa Wine Experiences 2022 arranca já este sábado

O Lagoa Wine Experiences dá o pontapé de saída sábado, dia 28 de maio, e…