A montagem e realização da 33.ª Semana Académica da Universidade do Algarve vai condicionar, temporariamente, o trânsito na cidade de Faro, mas a autarquia vai disponibilizar estacionamento gratuito no parque da Pontinha.
Em comunicado, o município informou que será necessário proceder a algumas alterações temporárias na circulação e estacionamento automóvel nas zonas e espaços adjacente onde o evento decorre, no largo de São Francisco.
Assim, o trânsito automóvel e estacionamento encontram-se, até 17 de maio, encerrado no extremo sul do largo de S. Francisco, a fim de serem efetuados os trabalhos de vedação do recinto dos espectáculos.
Na sequência deste encerramento, deixa de ser possível o acesso e a saída à Vila Adentro através da rua do Castelo, que ficará com dois sentidos de trânsito automóvel e com circulação alternada no troço entre a praça D. Afonso III e o largo do Castelo.
Fica ainda interdita a circulação de pesados, exceto para cargas e descargas no largo de São Francisco. A circulação de transportes públicos será desviada pela rua D.ª Teresa Ramalho Ortigão.
Até dia 17 de maio, o acesso automóvel à Vila Adentro será efetuado exclusivamente pelo Arco da Vila e a saída pelo Arco do Repouso.
O município vai disponibiliza, gratuitamente, a partir de hoje, o parque subterrâneo da Pontinha, para minimizar as dificuldades de estacionamento, sendo também autorizado o estacionamento na avenida Eng.º Joaquim Lopes Belchior.
“O Município de Faro pede a todos a maior compreensão pelos eventuais transtornos causados aos residentes na zona e a todos os que utilizam o Largo de S. Francisco para parquear o seu veículo automóvel durante este período”, apelando aos munícipes para que “também contribuam com este esforço para o sucesso da Semana Académica do Algarve, o maior evento da comunidade estudantil a sul do país”.