A cerimónia de apresentação dos IX Jogos de Quelfes e a inauguração da mostra «Mascotes Olímpicas. De Talismãs a Símbolos de Identidade» decorrem na sexta-feira, 4 de maio, às 15:30 horas, no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em Faro.
Os Jogos de Quelfes são “um ponto de encontro, celebração desportiva e cultural” para as diversas comunidades escolares envolvidas, desempenhando “um papel importante”, explica a organização, “no desenvolvimento desportivo, na promoção dos valores éticos no desporto no 1.º ciclo do ensino básico e na promoção da dimensão humanista do olimpismo enquanto filosofia de vida e instrumento de educação para a cidadania”.
A Estafeta «Chamada para os Jogos» arrancou no dia 9 de janeiro, em Olhão, na Escola de EB1 de Marim, que lhe deu origem e tem passado por várias localidades, terminando em São Brás de Alportel, concelho sede da cerimónia de abertura dos IX Jogos de Quelfes, no dia 11 de maio.
Os IX Jogos de Quelfes incluem diversas manifestações, que vão desde a educação, através dos valores olímpicos, à dieta mediterrânica e à pratica desportiva, através das modalidades individuais e coletivas, como o basquetebol, o atletismo, a natação, o râguebi, o andebol, a equitação adaptada, o lenço grego e o futebol.
A organização dos Jogos de Quelfes é levada a cabo por uma comissão organizadora própria, que inclui a Associação Jogos de Quelfes, a Academia Olímpica de Portugal, Academia Olímpica Espanhola, o Comité Paralímpico de Portugal, a delegação regional de Educação, os municípios de Ayamonte, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira, juntas de freguesia, associações, agrupamentos escolares e o IPDJ.
A exposição «Mascotes Olímpicas. De Talismãs a Símbolos de Identidade», produzida pela Academia Olímpica de Portugal, é constituída por 47 mascotes, complementada por textos que relembram cada edição dos Jogos Olímpicos, retratando meio século de história olímpica.
Originalmente amuletos de sorte, as mascotes olímpicas evoluíram e assumiram a identidade cultural do país organizador e tornaram-se também elas elementos de valor económico e uma mais-valia para os próprios jogos olímpicos.
A mostra estará patente na galeria de exposições do IPDJ, de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 18:00, entre os dias 4 e 25 de maio.