Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

Ecofest Marim anima sede do parque natural da Ria Formosa durante três dias

O festival Ecofest Marim, que decorre entre sexta-feira e domingo, dias 4 a 6, na sede do parque natural da Ria Formosa, na Quinta de Marim, em Olhão, pretende “celebrar o património musical, cultural, ambiental, natural e paisagístico”.

Trata-se de um festival “para toda a família”, sob o lema da “alegria e boa disposição”, promete a organização, a cargo da Associação Recreativa e Cultural do Algarve (ARCA).

O programa do Ecofest vai além da componente de animação musical, focando-se principalmente no “contacto harmonioso com o património natural e cultural”, para que as pessoas possam “efetivamente aprender, conhecer, apreciar e até contribuir para a preservação e valorização desde património”.

As actividades ambientais passam por observação de aves, observação nocturna de camaleões, devolução à natureza de animais recuperados, ações de educação ambiental e passeios de burro para crianças, entre outras.

A programação artística/cultural, por sua vez, será composta por performances, dança, contos, poesia, artes plásticas, magia, seminários e música, com uma forte aposta na world music.

As atividades vão realizar-se em vários locais espalhados pelo recinto do festival, como o Moinho de Maré, o Parque de Merendas e as areias da Ria Formosa.

A programação musical inclui as atuações de Anonima Nuvolari, Discossauro DJ Set, Low Tech Groove, Helena Madeira, Filipa Rodriguez, Sheela Na Gig, Donatello Brida, Rare Folk, Azinhaga, Kilavra, Piajon, Renato Mont e Catx.

O Laboratório de Turismo Científico, marcado para sexta-feirta, 4, é uma das principais atividades do festival, contando com a presença de representantes do Centro Ciência Viva do Algarve (Prof. Cristina Veiga-Pires), da Quercus (João Branco) e da Universidade do Algarve (Cláudia Henriques) e do jornalista e escritor Rui Cardoso.

Na área dos comes e bebes, a organização evitará “ao máximo” a utilização de plásticos, recorrendo ao conceito do eco copo e utilizando materiais amigos do ambiente nos suportes alimentares.

A organização do evento, integrado na programação cultural «365 Algarve», conta com a parceria do Parque Natural da Ria Formosa e com o apoio da Câmara Municipal de Olhão.

Com início logo pela manhã e com entrada gratuita, o Ecofest foi pensado para todas as idades, para aproveitar o dia e desfrutar o serão, com um horário das 10:00 às 23:00 nos dois primeiros dias e das 10:00 às 18:00 no domingo.

O programa completo do festival pode ser consultado no sítio https://www.facebook.com/ecofestmarim.



Exit mobile version