A 4.ª edição do ciclo de palestras «Amatores in Situ» vai prosseguir amanhã, sexta-feira, 4, às 18:00 horas, nas Ruínas Romanas de Milreu, em Estoi, Faro, com a sessão sobre «La música en el Antiguo Egipto y su vinculación com Grecia».
A palestra será proferida em espanhol, por Felipe Aguirre (Universidad de las Islas Baleares) e Fuensanta Garrido (Universidade de Córdova).
A participação é gratuita, condicionada às vagas existentes por ordem de chegada.
“Ao longo dos seus mais de três milénios de história, o país do Nilo viu nascer uma das culturas mais fecundas e multifacetadas da Antiguidade. Nela se forjaram alguns paradigmas civilizacionais cujas marcas ainda são perceptíveis na Modernidade. A prática musical, como um dos elementos essenciais de todo coletivo humano, constituiu-se não apenas como um eixo das ações religiosas, rituais, políticas e quotidianas da sociedade egípcia, mas também como um modelo ético e estético que também inspiraria Hellas”, refere a organização.
“Tentando avaliar a profundidade e o alcance desse legado, também é possível entender melhor a visão de mundo dessas duas culturas, tão próximas na geografia, quanto em algumas de suas premissas vitais mais importantes”, acrescenta-se.
Esta iniciativa, que vai na sua 4.ª edição, está integrada no programa DiVaM 2018 – Dinamização e Valorização dos Monumentos e resulta de uma parceria entre a direção regional de Cultura do Algarve, a CÍVIS – Associação para o aprofundamento da Cidadania, a Universidade do Algarve, a Associação Portuguesa de Estudos Clássicos, e tem a coordenação científica da Professora Doutora Adriana Freire Nogueira, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UAlg.