A ciclista algarvia Daniela Campos (5 Quinas/Município de Albufeira/CDASJ) venceu, no sábado, a prova de cadetes da etapa da Taça de Espanha Cofidis de ciclismo de estrada disputada em Balmaseda, no País Basco (Espanha).
A corredora finalizou com autoridade o trabalho da Equipa Portugal, que encarou os 41,8 quilómetros da prova de cadetes com ambição de lutar pela vitória, funcionando em coletivo, na primeira metade da corrida, para anular as várias movimentações.
Quando se deu o primeiro ataque mais forte, de seis corredoras, Daniela Campos integrou a fuga, que foi ganhando vantagem até a corredora da equipa sediada em Albufeira aproveitar uma subida para atacar.
A algarvia reduziu a frente de corrida a três elementos e, com nova dificuldade orográfica logo depois, a dois quilómetros da meta, deu o «golpe de misericórdia», destacando-se para um triunfo em solitário.
A corredora da Equipa Portugal cruzou a meta ao fim de 1:13.30 horas de corrida, menos 38 segundos do que as perseguidoras mais diretas, Maria Garau e Eva Anguela, 2.ª e 3.ª classificadas, respetivamente.
Apesar do esforço coletivo, a Equipa Portugal colocou mais duas corredoras no «top-10», Beatriz Pereira (9.ª) e Rafael Ramalho (10.ª), ambas a 3.41 minutos da compatriota.
A Equipa Portugal compete, na manhã de domingo, em mais uma jornada da Taça de Espanha feminina, em Valle de Mena, província de Burgos.